OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

21/03/2017 às 20:10

Programação especial marca Dia da Síndrome de Down em Maceió

Profissionais, familiares e usuários da Apae durante ação nesta terça-feira. Foto: Ascom SMS Profissionais, familiares e usuários da Apae durante ação nesta terça-feira. Foto: Ascom SMS

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelo bem-estar, igualdade de direitos e inclusão das pessoas com a síndrome na sociedade. Para atender a esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), conta com os cinco Centros Especializados em Reabilitação (CERs) que desenvolvem trabalho com crianças e adultos com a síndrome de Down.

Na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), um dos CERs vinculados ao município, foi realizada, na manhã desta terça-feira (21), uma divertida e emocionante programação com mães e pacientes com síndrome de Down, em comemoração à data. A equipe multidisciplinar da entidade promoveu palestras e dinâmicas com esclarecimentos sobre a síndrome por meio de histórias de vida e de conquistas de pacientes com Down, abordando mitos e verdades sobre o tema.

apae2

Equipe multidisciplinar da Apae realiza programação no Dia Internacional da Síndrome de Down.

O adulto ou a criança com síndrome de Down que procurar a GAPD da SMS será encaminhado a um dos Centros Especializados em Reabilitação, de acordo com a disponibilidade de vagas. Para Marilda Costa, coordenadora da GAPD, Maceió conta com cinco locais de atendimento. “Temos a Sociedade Pestallozi, o PAM Salgadinho, Adefal, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Nesses locais, o paciente será avaliado e inserido no serviço, que fica responsável pelo atendimento multidisciplinar”, explicou.

No PAM Salgadinho, onde  são atendidas crianças com síndrome de Down, os usuários do serviço recebem assistência integral, com a realização de diagnósticos, atendimento terapêutico motor, intelectual e audiológico, valorizando suas potencialidades e favorecendo a integração social. O serviço conta com vivência do lazer, estimulação precoce, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, assistência social, neurologia, fisiatria e atendimentos médicos para exames e outras especialidades.

pam

PAM Salgadinho atende crianças com síndrome de Down.

Entenda a síndrome

Caracterizada pela presença de 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população, a síndrome de Down ocorre no momento da concepção. Pessoas com essa síndrome têm características típicas como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas, além de estarem mais propensas a incidência de doenças, como dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, cardiopatias e problemas de vista.

VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down

Para discutir a temática e melhorar a qualidade de vida das pessoas com  a trissomia, o Instituto Amor 21, associação que reúne pais e amigos de pessoas com Síndrome de Down em Alagoas, realiza o VIII Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, que acontece de 26 a 28 de outubro no Centro de Exposições Ruth Cardoso (Jaraguá). A ONG Amor 21 e a SMS são parceiras na execução desse projeto, que contempla grande diversidade de temas, que permite troca de experiências, atualização junto a profissionais de saúde e educação, bem como familiares.

Ascom/SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.