Empresas de sucesso no mundo podem te deixar valiosas lições. Até chegarem ao topo, enfrentaram dificuldades, algumas até chegaram a fracassar, como foi o caso da Nintendo, que declinou depois do Playstation da Sony e do Xbox da Microsoft, mas deu a volta por cima lançando novidades, como o Nintendo DS e Nintendo Wii, que já vendeu mais de 100 milhões de unidades.
O especialista em consultoria financeira, Adriano Nodari, acredita que estudar cases de empresas de sucesso pode ser uma importante ferramenta para empreendedores que querem se destacar no mercado:
“É possível ver o que já deu errado nessas empresas e que deve ser evitado e o que deu certo que pode ser inspirador, seja na criação de um produto ou na inovação em alguns dos processos dentro da empresa. Mergulhar no mundo corporativo e conhecer as trajetórias de grandes empresas é fundamental para negócios que estão começando, além de ensinar, inspira.”
Quem deixa ensinamentos para os negócios que estão começando são empreendedores que fazem a diferença. Em 2017, a Endeavor Brasil, em parceria com o Sebrae, realizou o Day 1, que contou com a participação de 1200 pessoas, sob a temática do que os empreendedores consideram o ‘ponto de virada para o sucesso’.
Não há idade para empreender e reinventar – O McDonald’s, umas maiores empresas de sucesso no mundo, é a prova disso. É uma marca cultural e símbolo americano. Foi fundada em San Bernardino, Califórnia, pelos irmãos McDonald, e vendida a Ray Kroc, que era um vendedor de máquinas de milk shake. Kroc aos 52 anos, transformou a lanchonete local em um sucesso mundial.
Consumidores podem ser a sua principal publicidade – É o que acreditava Steve Jobs, que focava no belo design dos produtos, na facilidade de uso e na ‘previsão’ do que as pessoas realmente queriam ou precisavam. Aliás, uma das frases mais famosas de Jobs é “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”.
Empresas de sucesso no Brasil que estão entre as mais importantes do mundo, também têm muito a ensinar, quais as lições que devem ser tiradas desses negócios bem-sucedidos? Segundo Nodari, a primeira lição é: preste atenção nos seus conterrâneos:
“Não precisa ir tão longe para encontrar valiosas lições de empreendedores, muitos deles são brasileiros, temos hoje grandes cases de sucesso como Nubank, 99, Bov Control, etc. Por que estão dando tão certo? É isso que deve ser tomado como lição.”
“Se for estudar os principais cases de sucesso vai ver que todos os empreendedores enfrentaram alguns problemas, mas não se pode tirar o foco do objetivo. A ideia do seu negócio e o quanto acredita nele, deve estar acima de qualquer dificuldade que exista ou que pode vir a surgir. Se algo der errado, conserte, motive-se e jamais desista: essa é a grande lição das empresas que estão no topo”, finaliza o consultor.
Fonte: Ascom Nodari Consultoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.