OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

19/04/2018 às 15:24

Ministério Público e Senac firmam convênio para premiar alunos do projeto “Fale, Educação!

Promotora Cecília Carnaúba é coordenadora do projeto Fale Educação do MP estadual Promotora Cecília Carnaúba é coordenadora do projeto Fale Educação do MP estadual

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, firmou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL). O objetivo é oferecer bolsas de estudos em seus cursos de Formação Inicial e Continuada a alunos da rede pública de ensino de Maceió, participantes do projeto “Fale, Educação!”.

As vagas serão oferecidas aos estudantes que obtiverem as melhores notas nas atividades de redação do “Fale, Educação!” em 2018. Segundo o convênio, a oferta de vagas acontecerá de acordo com a disponibilidade da programação do Senac, mas para esse ano de 2018 a disponibilidade será de 150 vagas.

O projeto do MPE/AL conta com a participação de 13 promotores de Justiça, que, ao longo de todo ano capacitam, através da realização de palestras, os estudantes sobre os direitos da população em campos temáticos como saúde, democracia, probidade administrativa, meio ambiente, educação, alimentação, integridade física e emocional, convivência pacífica, liberdade de expressão, trabalho e princípios ético/constitucionais.

É justamente sobre essas palestras que devem girar as redações. Posteriormente, o material é encaminhado à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, que apontam as melhores redações. 

“Fale, Educação!”

O projeto “Fale, Educação!” objetiva aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade.

A iniciativa também pretende mostrar a importância do uso de um novo sistema de ensino, onde o aluno tenha uma participação mais efetiva, como caminho para a superação das falhas existentes no método de ensino tradicional das escolas da rede pública.

Por fim, o “Fale, Educação!” tem o intuito de mitigar ao máximo as falhas operacionais do sistema de ensino tradicional, para fortalecer a cidadania e favorecer melhorias efetivas ao aprendizado dos alunos. O projeto tem por base os princípios de solidariedade e sustentabilidade tanto ambiental quanto de convívio humano.

Fonte: Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.