OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

30/11/2018 às 14:51

TJAL sedia abertura de encontro de presidentes dos tribunais eleitorais

Evento tem como objetivo debater melhorias para o sistema eleitoral brasileiro. Foto: Caio Loureiro Evento tem como objetivo debater melhorias para o sistema eleitoral brasileiro. Foto: Caio Loureiro

Robertta Farias

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) sediou, nesta quinta-feira (29), a solenidade de abertura do 74º Encontro de Colégios de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que reúne autoridades de todo país para debater melhorias para o sistema eleitoral. O evento, que contou com a entrega de comendas relativas a Justiça Eleitoral, terá continuidade até sábado (1º), no município de Marechal Deodoro.

O vice-presidente do TJAL, no exercício da Presidência, desembargador Celyrio Adamastor Accioly, destacou a importância da Justiça Eleitoral para a democracia brasileira e da Justiça estadual colaborar para a realização do evento. “É uma satisfação para nós do Judiciário darmos boas-vindas para os participantes e cedendo o Pleno para a abertura dos trabalhos importantes que eles vão desenvolver”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, destacou a relevância do encontro para o futuro eleitoral do país. "Alagoas é hoje o estado que hospeda toda a Justiça Eleitoral brasileira. Nós estamos recebendo aqui 25 dos 27 presidentes dos Tribunais Eleitorais e estaremos, nesses três dias, discutindo melhorias no sistema eleitoral brasileiro para utilização nas próximas eleições. Então, esse é um encontro da maior importância", explicou o desembargador.

O ministro Humberto Martins, palestrante e um dos homenageados da noite, explicou que durante o encontro será abordado o papel da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça com os desembargadores. “Nós sabemos que a Corregedoria não tem somente a função de fiscalização, mas também tem uma função pedagógica de orientação, de planejamento e nós vamos criar, através da Corregedoria, um canal de comunicação com todos os presidentes dos tribunais, a fim de tornar a Justiça mais rápida, eficiente e produtiva que responda aos anseios da sociedade”, frisou.

Desembargador eleitoral Alberto Maia, ministro Humberto Martins e o presidente do TRE/AL, José Carlos Malta

Na oportunidade, o governador Renan Filho parabenizou a condução do processo eleitoral em Alagoas. “O desembargador José Carlos Malta traz sua importante conferência que vai discutir muitos assuntos, mas sobretudo debater o resultado do trabalho feito no último processo eleitoral, que certamente, de maneira democrática, fez valer a vontade do povo alagoano”.

Também nesta quinta-feira (29), foi dado início ao Encontro de Diretores Gerais dos TREs, realizado também em Marechal Deodoro, e ao Encontro de Assessores de Comunicação, sediado em Maceió.

Homenageados

Durante a solenidade, o Coptrel entregou a Medalha Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito ao ministro Humberto Martins e ao presidente do TRE/RJ, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca. O desembargador aposentado José Fernandes de Holanda foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares, do TRE/AL.

Desembargadores Pedro Augusto Mendonça, José Fernandes (aposentado) e José Carlos Malta Marques

Também foi entregue a Comenda do Mérito da Escola Judiciária Eleitoral Desembargador José Fernando Lima Souza ao ministro Humberto Eustáquio Soares Martins e o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.

Emocionado, Fernando Tourinho agradeceu aos integrantes do TRE/AL pela escolha. “Estou muito feliz por essa homenagem da Escola Judiciária Eleitoral, até mesmo porque a comenda tem o nome do meu saudoso genitor José Fernando Lima Souza. Essa é uma homenagem dupla para mim e para toda minha família. Receber essa comenda é uma honra”, expressou o desembargador.

Os desembargadores Sebastião Costa Filho, Domingos Araújo, Elisabeth Carvalho, João Luiz Lessa, Klever Loureiro, Pedro Augusto Mendonça, Fábio Bittencourt, magistrados e servidores também prestigiaram a solenidade.

Presidentes dos TREs durante solenidade de abertura do  74º Encontro




Dicom TJAL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.