OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

20/02/2019 às 10:45

Cidadania e Justiça irá beneficiar estudantes de 13 escolas públicas em 2019

Juiz Anderson Passos, coordenador de Projetos Especiais da Esmal. Fotos: Rebecca Bastos Juiz Anderson Passos, coordenador de Projetos Especiais da Esmal. Fotos: Rebecca Bastos

Rebecca Bastos

Durante evento realizado na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), nesta segunda-feira (18), a equipe do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) apresentou a professores da rede pública de ensino o plano de ações para o ano de 2019. Por meio de palestras e diversas atividades, o tema “Cidadania: aprender, socializar e agir para transformar” será trabalhado com os alunos das 13 escolas estaduais e municipais parceiras do programa.

Para o coordenador de Projetos Especiais da Esmal, juiz Anderson Passos, esse encontro inicial é fundamental para traçar objetivos e definir metas, sempre pensando em soluções para os diversos problemas que existem nas escolas de Alagoas. A expectativa é que as novas ações ajudem a fortalecer ainda mais o PCJE e, dessa maneira, seja possível consolidá-lo como um dos grandes programas de cunho social do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

“Além das atividades que já desenvolvemos no ano passado, também vamos focar na formação de estudantes em mediação e conciliação de conflitos, para que eles entendam que é melhor mediar do que litigar. Sob a gestão do desembargador Fábio Bittencourt, diretor-geral da nossa escola, com o apoio da Presidência do Poder Judiciário de Alagoas, e contando com a participação de juízes, servidores e voluntários, esperamos conseguir atender a comunidade carente do nosso estado e atuar ativamente na promoção de uma mudança significativa na realidade dos jovens atendidos”, afirmou o juiz.

Satisfeito com os resultados alcançados ao longo do primeiro ano de parceria com o PCJE, o diretor adjunto da Escola Estadual Theonilo Gama, Alexandre Costa Moura, espera aprofundar ainda mais o diálogo com os estudantes. “Foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento dos alunos que participaram das atividades promovidas pelo PCJE e constatar uma evolução no comportamento deles, principalmente no que diz respeito ao tema trabalhado em 2018. Conversar com os alunos sobre a cultura de paz foi fundamental para que eles conseguissem refletir sobre as experiências e relações dentro e fora do ambiente escolar”, afirmou o professor.

Ana Dayse Dorea, gestora da Semed, oficializou a continuidade da parceria com a Escola Superior da Magistratura

Na oportunidade, a gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, oficializou a continuidade da parceria com a Esmal. “Estamos aqui hoje para dizer que queremos mais e que queremos prosseguir com essa aliança que tem gerado muito resultado positivo. Através dessa iniciativa, palestrantes levam experiências do Poder Judiciário para dentro das nossas escolas e conversam sobre cidadania, uma coisa tão necessária nesse século para os nossos jovens. É muito bom poder somar forças para instruir os alunos sobre como ser um cidadão melhor”, disse a secretária.

O secretário executivo da Esmal, Rafael Ribeiro de Albuquerque, compôs a mesa de honra ao lado da representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Maria das Graças Souza, e das novas parceiras do PCJE, a mediadora e conciliadora Moacyra Rocha, e a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Maceió Voluntário, Maristela Pozitano.

Entre discursos e debates sobre os rumos das ações para 2019, a técnica pedagógica da Semed, Maria Lúcia Melo Andrade, realizou apresentações musicais para alegrar a reunião.

Escolas participantes

Neste ano, o PCJE trabalhará com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais Prof. Antídio Vieira, Cícera Lucimar de Sena Santos, Doutor José Haroldo da Costa, Tradutor João Sampaio, Padre Pinho e Silvestre Péricles. Os alunos do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais Prof.ª Anaías de Lima Andrade, Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes, Prof.ª Maria das Graças de Sá Teixeira, Prof. Eduardo da Mota Trigueiros, Prof. Theonilo Gama, Princesa Izabel e Prof. Antônio Lages também serão contemplados com as ações do programa. 



Esmal TJ/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.