OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

06/05/2019 às 17:14

Mais de 1,7 mil estudantes vão concorrer a estágio no Ministério Público de Alagoas

1.724. Essa foi a quantidade de estudantes que se inscreveu para disputar uma das 190 vagas, em 11 diferentes áreas de atuação, ofertadas para estágio no Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). O processo seletivo 2019 será constituído de uma prova objetiva, que ocorrerá no dia 26 de maio, no horário das 13h às 17h, em local indicado pelo cartão de inscrição.

Do total dos 1.724 inscritos, a grande maioria, 952, decidiu disputar uma das vagas ofertadas para estágio na área de Direito, sendo 496 para o turno da tarde e, os outros 292, para o período da manhã, em Maceió. Para Arapiraca, serão 108 candidatos na concorrência. Palmeira dos Índios e União dos Palmares vão ter 56 alunos batalhando por uma das vagas.

Na sequência, a segunda área mais disputada foi Psicologia, com 123 inscritos. Depois, Engenharia, com 98. As áreas de Administração e Arquitetura ficaram com 66 e 40 estudantes inscritos, respectivamente. E conforme ficou previsto no edital, também ficaram asseguradas as vagas para pessoas com deficiência e para pretos e pardos. Serão 1.631 para concorrência geral, 11 para deficientes e 159 para pretos e pardos.

Ao todo, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas (ESMP/AL) está ofertando 190 vagas, inclusive, com quadro de reserva, para 11 diferentes áreas de atuação dentro da instituição. Esta será a primeira vez na história do órgão que haverá estágio para a atividade-meio, ou seja, para áreas diferentes do Direito.

As regras da seleção seguem publicadas no sítiohttp://www.fadurpe.com.br/mpal2019, entidade contratada para realizar o processo seletivo.

Os estudantes que forem aprovados farão estágio com carga horária de 20 horas semanais, no período da manhã ou da tarde, com duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação de três vezes por igual período, a critério do (MPE/AL). E o horário de estágio será definido de acordo com o funcionamento da Procuradoria-Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça locais.

“Estamos na contagem regressiva para realizar esse processo seletivo. A chegada dos estagiários será uma grande oportunidade para que eles participarem ativamente da rotina dos nossos promotores de justiça. E claro, também vai nos proporcionar uma troca de conhecimentos, já que eles estão chegando agora da universidade”, disse Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de justiça.

Vagas e bolsa educacional

Serão oferecidas 190 vaga para capital e mais outros 56 municípios de todas as regiões do estado. Os candidatos deverão escolher o estágio entre as áreas de Direito, Comunicação Social, Informática, Administração, Ciências Contábeis, Biologia, Arquitetura, Biblioteconomia, Engenharia, Psicologia e Serviço Social.

Do total de vagas ofertadas, 10% estão reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e mais 10% para pessoas negras (pretos ou pardos – NEP), conforme normatização interna do Ministério Público. Caso não haja aprovados para essas vagas reservadas, elas serão revertidas para a concorrência geral.

O estagiário terá direito a uma bolsa de complementação educacional no valor de um salário-mínimo vigente, auxílio-transporte e seguro de vida.

Oportunidade acadêmica

Também para o diretor da ESMP/AL, procurador de justiça Luiz Barbosa Carnaúba, o estágio beneficiará estudantes e instituição, uma vez que os primeiros terão a chance de aprimorar sua formação acadêmica, bem como dotarão o Ministério Público de estagiários que apoiarão as ações dos agentes ministeriais.

“Temos profissionais preparadíssimos aqui dentro do Ministério Público que, certamente, compartilharão de seu conteúdo e experiência com os universitários que vão chegar à nossa Casa. São alunos que também vão aprender sobre essa missão tão nobre que tem o MP. E destaco, inclusive, que muitos daqueles que trabalham conosco se identificam tanto com a instituição que acabam escolhendo a carreira do Ministério Público para seguir no futuro”, afirmou ele.

O processo seletivo será constituído de uma prova objetiva, prevista para acontecer no dia 26 de maio, no horário das 13h às 17h, em local indicado pelo cartão de inscrição. A avaliação terá 60 questões de múltipla escolha, sendo divididas em duas partes: Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Promoção da Igualdade Racial) e Conhecimentos Específicos (de acordo com cada área).

Mais rigor e celeridade

O vice-diretor de Planejamento da Escola Superior do Ministério Público, promotor de justiça Cláudio José Brandão, elogiou a contribuição que os estagiários têm dado ao Ministério Público, principalmente no apoio ao rigor e celeridade na análise processual: “O estágio é um intercâmbio de conhecimento e os estagiários trazem um benefício enorme para a instituição porque, além de aprenderem, eles também nos atualizam sobre muita coisa. Por exemplo, aqueles que são do curso de Direito estão recebendo novos conhecimentos neste momento, lidando com as leis já atualizadas”, comentou ele.

Ascom MPE/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.