OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

19/01/2018 às 10:35

Prazo para atualização de dados do CadÚnico termina nesta sexta-feira

Cerca de 11 milhões de famílias foram convocadas, sendo 4,2 milhões beneficiárias do Bolsa Família Cerca de 11 milhões de famílias foram convocadas, sendo 4,2 milhões beneficiárias do Bolsa Família

Renata Bello

As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pertencentes ao Grupo 4 da Averiguação Cadastral de 2017, tem até amanhã (19) para atualizarem seus dados. Caso não cumpram o prazo, o benefício será bloqueado.

Em levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em todo o país cerca de 11 milhões de famílias foram convocadas, em oito grupos, ao longo de 2017, para realizar a Atualização Cadastral. Dessas, 4,2 milhões são beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ação é considerada a maior já realizada pelo orgão.

O público do Grupo 4 totaliza 2,396 milhões de famílias brasileiras, sendo quase 60% beneficiárias do Bolsa Família. As famílias foram convocadas para atualização cadastral por meio de mensagens em seus extratos de pagamentos do programa.

“O público desse grupo é formado por famílias beneficiárias ou não do PBF e de outros programas sociais, com inconsistência de renda proveniente de dados do mercado de trabalho, recebimento de benefícios previdenciários ou BPC, contribuições previdenciárias e óbito”, explica o secretário Fernando Pereira.

Para atualizar os dados, é necessário que o responsável pelo benefício na família compareça ao setor responsável pelo Cadastro Único no seu município munido dos documentos pessoais de todos os membros da família. As famílias que não atenderem à convocação para atualização cadastral ficam impedidas de acessar os programas sociais do Governo Federal vinculados ao Cadastro Único, podendo ter seu cadastro excluído a partir de novembro de 2018.

Averiguação Cadastral

Trata-se da verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação entre dados declarados na base nacional e informações contidas em outros registros administrativos. A medida serve para identificar possíveis inconsistências e permitir tratamento dos dados por meio da atualização cadastral, conforme estabelece a Portaria MDS nº 94, de 04 de setembro de 2013.





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.