OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2018

Meio Ambiente

12/06/2018 às 16:22

Alunos da rede pública visitam a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro

Ação conjunta, das secretarias de Educação e Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, teve por objetivo propagar as boas práticas da coleta seletiva Ação conjunta, das secretarias de Educação e Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, teve por objetivo propagar as boas práticas da coleta seletiva

Antônio Carlos Souto/Assessoria

Dando continuidade às ações em celebração a Semana Mundial de Meio Ambiente, os alunos do 7º ano da Escola Municipal Eleuza Galvão Rodas, realizaram uma visita a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), na manhã desta terça-feira (12). A ação conjunta, das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (Semma), teve por objetivo propagar as boas práticas da coleta seletiva.

Durante a visita, os estudantes puderam aprender como ajudar os catadores e praticar a coleta seletiva durante o dia a dia em casa, na escola e na rua. No local, a presidente da Coopmar, Maria do Carmo, distribuiu materiais instrutivos que mostram o que deve ser separado durante a coleta e apresentou os tipos de materiais trabalhos na cooperativa. Segundo a assessora técnica de Educação Ambiental da Semma, Aline Lima, a pretensão é que essa iniciativa seja contínua e que a cada dois meses, alunos da rede pública municipal de ensino possam conhecer o trabalho da Coopmar. Ela ainda garante que ações como esta é uma forma de propagar as boas práticas.

“Essa visita faz com que os estudantes possam ter mais consciência do meio ambiente e aplicar a coletiva seletiva em casa, passar para os pais, até porque eles não conheciam a Coopmar e que era possível realizar esse tipo de trabalho. O nosso objetivo é fazer com que a cada dois meses uma escola venha conhecer o nosso trabalho”, afirmou. Os alunos também puderam assistir uma apresentação de um slide contando a história da Coopmar, a importância ambiental e de geração de renda no município.  Em geral, mais de quarenta famílias sobreviviam do lixão, e hoje tiveram a oportunidade de gerar renda por meio da coleta seletiva.

A história e o trabalho dos catadores chamaram a atenção dos alunos e despertou uma consciência de sustentabilidade. “O que eu achei mais legal é saber o que se pode reciclar, reaproveitar os materiais que a gente tem em casa, até computador. É muito bom sair da sala de aula e vir aprender coisas diferentes”, disse Silas Natanael, de 12 anos, alunos do 7º ano.

A programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, em Marechal Deodoro, segue durante toda a semana. Na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), diversas turmas da rede municipal de ensino público devem visitar ainda a área da restinga, Coopmar, Coopoleo, a praia do Francês, além de realiza o plantio de mudas de Salsa-de-praia.

GINCANA AMBIENTAL

As inscrições pata a Gincana Ambiental de Marechal Deodoro, que acontece neste domingo (17), iniciaram nesta terça-feira (12), até o dia 15 de junho na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Caravelas, Praia do Francês, e na Colônia de Pescadores Z-06, Rua Dr. Tavares Bastos, Centro Histórico.


Galeria de Fotos

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.