OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

25/03/2019 às 18:58

Vice-presidente da AMA participa de Fórum Alagoano das Águas

Evento aconteceu na Barra de São Miguel e teve o lançamento do Plano de Combate ao Lixo no Mar Evento aconteceu na Barra de São Miguel e teve o lançamento do Plano de Combate ao Lixo no Mar

Estudos dizem que em 2050, o mar terá mais lixo do peixe. Por Alagoas ser um estado turístico, devido a sua orla, a prefeitura da Barra de São Miguel, com parceria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), organizou a 1ª Reunião de Prefeitos em Defesa da Água, no hotel Village Barra Hotel, na Barra de São Miguel, na segunda-feira, 25.

Além da AMA, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o Ministério do Meio Ambiente e a Associação dos Empresários da Barra de São Miguel (Aembar) também apoiaram. Durante o evento aconteceu o lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, uma das metas prioritárias da agenda de 100 dias do Governo Federal e representa a primeira fase de uma agenda nacional de qualidade ambiental urbana.

“A AMA chama atenção para discussão todos os dias, não apenas no dia internacional da água, precisamos fortalecer a educação ambiental. Todos nós queremos estar vivos e tomando banho nas praias belíssimas de Alagoas em 2050. Por isso, precisamos cuidar do nosso maior bem”, afirmou a vice-presidente da AMA, a prefeita Pauline Pereira, que participou do evento.

No final de 2018, os prefeitos alagoanos deram exemplo ao país e encerraram todos os lixões. Agora, as prefeituras, com apoio técnico da AMA, estão sendo orientadas para a segunda fase que é a coleta seletiva e reciclagem.  Uma campanha está sendo divulgada pela Entidade, através de cartilha e redes sociais sobre a importância do assunto.

A deputada Jô Pereira esteve presente no evento e ressaltou a importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica. “Nós estamos cercados de água, já imaginou se toda essa água for imprópria para uso? Imagine como vai ficar nossa pequena grande Alagoas”, destacou a deputada estadual.

De acordo senador Rodrigo Cunha “o objetivo desse plano também é trabalhar a educação e comunicação, mas de uma maneira pragmática trabalhar a retenção da poluição dos rios”. Apenas unindo força entre Estado, Município e União que se pode executar a lei. Por isso o governo de Alagoas também esteve no evento com a palestra sobre Resíduos Sólidos.

“São políticas que são complementares, que precisam se unir e trabalhar juntas. Por isso, temos uma parceria muito grande com a AMA”, afirmou Elaine Melo, gerente de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Fonte: Ascom AMA


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.