OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

29/07/2016 às 09:35

Encontro de Negócios do Artesanato aproxima artesãs do trade turístico

Mariana Lima

Mesmo com o país atravessando um momento de crise, o segmento de franquias registrou um crescimento nominal de 7,6% na receita no 1º trimestre de 2016, comparado ao mesmo período de 2015. Isso representa um faturamento de R$ 33,7 bilhões, e muita gente está interessada em buscar uma fatia desse mercado. Para auxiliar empreendedores que desejem abrir uma franquia ou franquear seu negócio, o Sebrae em Alagoas e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) vão promover em Maceió e em Arapiraca o curso ‘Entendendo Franchising’, nas próximas segunda (01) e terça (02), respectivamente. A capacitação é gratuita e conta com poucas vagas ainda disponíveis.

Essa é a terceira edição do curso em Maceió e a segunda em Arapiraca, sempre com turmas lotadas. Na capital, a aula será das 9h às 18h, no auditório do Sebrae (Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46, Centro), e as inscrições devem ser feitas no linkhttps://abfeducacao.portaldofranchising.com.br/entendendo-franchising-maceio-al-2016b. Em Arapiraca, será no Escritório Regional do Sebrae na cidade (Rua Engenheiro Godilho de Castro, 80, Centro), das 14h às 22h, com inscrições pelo linkhttps://abfeducacao.portaldofranchising.com.br/entendendo-franchising-arapiraca-al-2016.

Em ambos os momentos, o facilitador do curso será um representante da ABF, que trará um panorama geral do mercado brasileiro de franquias, conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema. Um chamado especial será feito a franqueados e franqueadores quanto à escolha do negócio, mercado, público alvo e responsabilidades da gestão, uma vez que, por mais que os números sejam positivos, é preciso identificar se o mercado onde o negócio será instalado está mesmo pronto para receber esse tipo de empreendimento.

“Apesar de o modelo de negócio vir pronto, é preciso que o empresário tenha, sim, cuidados com a gestão. Ele precisa se debruçar e compreender aquele negócio, entender o mercado onde ele pretende se instalar e se há, nesse espaço, o público alvo que ele quer atingir. Esse curso é uma oportunidade para que ele se recicle, aumente seu conhecimento e entre em contato com pessoas que estão no dia a dia e entendem a maneira de trabalho das franquias”, pontua Ariana Gonçalves, analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae em Alagoas.

Interiorização

De acordo com a ABF, há um movimento de interiorização das franquias em andamento no país. A presença do franchising nos municípios brasileiros atingiu 40% em 2015, sendo 15,3% desse mercado em unidades franqueadas na Região Nordeste. A própria realização do curso ‘Entendendo Frachising’ em Maceió e Arapiraca deve-se à identificação do potencial econômico para a implantação de franquias nessas cidades.

“A princípio, quando a ABF entrou em contato para trazer esse curso a Alagoas, falou apenas de Maceió. Já conseguimos ampliar para Arapiraca, que tem sido um sucesso, e certamente vamos negociar com a associação para, se possível, levar edições aos outros Escritórios Regionais, em Penedo e Delmiro Gouveia”, afirma Ariana.

A Associação Brasileira de Franchsing é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos, que reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil.

Os cursos fazem parte do Projeto Franquias Brasil, parceria entre a ABF e o Sebrae Nacional que, em 2016, vai passar por 18 estados e 104 cidades, de Norte a Sul do Brasil. “A expertise da ABF é muito grande. Os participantes poderão conversar e tirar dúvidas com uma pessoa que realmente está inserida no mundo do franchising, que trará informação confiável e de qualidade”, finaliza a analista da UCE.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.