OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

17/07/2018 às 15:05

Alagoas terá 6 experiências apresentadas na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Izabelle Monteira Alcântara Pereira (centro) idealizou o projeto que representa Teotônio Vilela Izabelle Monteira Alcântara Pereira (centro) idealizou o projeto que representa Teotônio Vilela

Wellington Silva
Ascom Teotônio Vilela

A Comissão Científica Avaliadora (CCA) formada por cinco assessores técnicos e a Coordenação Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) avaliou 105 experiências exitosas dos municípios alagoanos e selecionou seis para serem apresentados na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS – 2018, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que acontecerá durante os dias 25 e 27 de julho de 2018, em Belém, no Estado do Pará. 

Entre as selecionadas está a experiência exitosa da Secretaria Municipal de Saúde de Teotônio Vilela, batizada de Espaço Vida, que é a implantação de um amplo Ambulatório de Atenção ao risco Gestacional, Puérpera e Infantil. A experiência; “Atenção à Saúde Materno Infantil: um relato de implantação de ambulatório de atenção ao risco gestacional, puerperal e infantil no Município de Teotônio Vilela-AL".

O Espaço Vida
O espaço, que é referência em Alagoas no atendimento humanizado das Gestantes, bebês e Puérperas, é uma idealização da secretária de Saúde do Município de Teotônio Vilela, Izabelle Monteira Alcântara Pereira, e dispõe de uma equipe específica, integrada e multiprofissional que proporciona um ambiente humanizado com cuidados especiais, contando com assistência qualificada para o binômio mãe-bebê em consonância com a Atenção Básica.

E, nos casos em que há diagnóstico de alto risco, o Espaço Vida proporciona à gestante consultas e exames específicos e acompanhamento especializado.

No ambulatório, além de cursos de conscientização para todas as etapas da gestação e os cuidados da mãe para com o bebê, realizados por uma equipe multiprofissional, que trabalham o fortalecimento e a adesão ao pré-natal, à formação de vínculo, estimulando a amamentação exclusiva e à redução dos casos de mortalidade infantil, também são realizados os testes de triagem neonatal, da orelhinha, linguinha e olhinho. 

Além do Município de Teotônio Vilela, também foram selecionadas as experiências: O Bebê em primeiro lugar: A Reorganização da Assistência Materno-infantil no Município de Jundiá, a partir da Vinculação da Gestante às Maternidades de Referência localizadas no Estado de Alagoas. – Jundiá/AL. A Implantação do Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Alto risco: Um Projeto de Fortalecimento da Rede. – Arapiraca/AL; Empresas Promotoras de Saúde: Estratégia para Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador. – Arapiraca/AL. Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros. – Maceió/AL; Ultrapassando Barreiras: O Acesso a Saúde no Sistema Prisional. Girau do Ponciano/AL.

O evento
A 15ª Edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS terá os seguintes objetivos: propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.