OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

19/03/2019 às 12:47

AMA traz projeto CNM Qualifica para Maceió

O projeto municipalista visa oferecer aos gestores locais capacitações com temas pontuais para promover a eficiência na gestão pública.

Com auditório lotado, a consultora Helena Garrido, da CNM ,reuniu gestores  e técnicos municipais dentro do projeto CNM Qualifica que nesta segunda feira foi realizado na Associação dos Municípios Alagoanos- AMA .

A capacitação em Alagoas foi voltada para a importância da estruturação do quadro de pessoal e abordou temas como  competências dos gestores com relação aos agentes públicos ou servidores  estatutários, empregados públicos, contratados e  agentes políticos; regime jurídico nos municípios ,a relação de pessoal a luz da constituição federal, governabilidade, acesso aos cargos públicos, remuneração, princípios da administração pública; vedações, direitos e deveres dos servidores públicos , concurso público, admissão, estágio probatório, quadros de pessoal ,planos de carreira ,as cargas horárias, acúmulos funcionais, vencimentos básicos, vantagens pessoais , terceirizados e a gestão financeira de pessoal.

O prefeito Isnaldo Bulhões, de Santana do Ipanema, que presidiu a reunião disse que  essa relação de pessoal é também um dos desafios que os gestores enfrentam, e, ao apoiar e trazer o projeto, a AMA demonstra que o caminho da capacitação é a melhor saída para os municípios.

O Gerente de Apoio Institucional, Pedro Ferro acrescentou que esse é o compromisso da Entidade e a CNM é uma parceira fundamental. A AMA , que em 2018 teve 1448 técnicos em seus cursos, pretende duplicar o alcance em 2019.

A consultora Helena Garrido disse  que muitas vezes o município é chamado para executar tarefas que não é de sua responsabilidade, mas que os gestores e os técnicos precisam estar preparados. Também criticou as atuais regras gerais de cobrança federal que valem tanto para um município abaixo de 20 mil habitantes, como para uma metrópole como São Paulo. “Os municípios precisam vencer os desafios para ter mais facilidades e agilidades em seus processos”, acrescentou Garrido.

Aproximação

O CNM Qualifica, que está sendo executado em uma parceria com o  Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ) permite mais aproximação com os servidores, oferecendo conteúdo técnico e de qualidade com visão municipalista para que os técnicos possam absorver o conhecimento nas suas atividades.

Para o presidente da CNM, Glademir Aroldi, considerando o contexto atual, é fundamental que, como entidade representativa, formada por técnicos qualificados e com experiência, a CNM aposte em um projeto de qualificação do quadro municipal.

Ascom AMA com informações da  Agência CNM de Notícias

acompanhe aqui a apresentação http://cnmcomunicacao.org.br/sites/1900/1936/2019/CNMQualifica/CADERNODESLIDESAImportAnciadaestruturaAA.pdf



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.