OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

07/03/2017 às 20:51

Hugo Wanderley participa de reunião do Conselho Político da CNM

Hugo Wanderley participa de reunião do Conselho Político da CNM em Brasília Hugo Wanderley participa de reunião do Conselho Político da CNM em Brasília

O Presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, acompanhado do superintendente Wladimir Araújo e do prefeito de Murici, Olavo Neto, participou na manhã desta terça-feira, 7 de março, participou da reunião do Conselho Político Ampliado da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para definir as estratégias do movimento municipalista para 2017.

O encontro ocorrido tem por objetivo debater a pauta municipalista prioritária para 2017. Além da diretoria da CNM, participaram presidentes de entidades municipalistas estaduais e microrregionas.

Na oportunidade, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski falou sobre estratégias a serem adotadas em relação aos principais projetos de interesse dos Municípios que tramitam junto aos três Poderes, especialmente no Congresso Nacional. “É possível achar um deputado por Estado e passar a defender e a assumir uma pauta nossa? Hoje, quem tem forca é o Congresso. Por que o deputado não pode nos ajudar um pouco?”, disse.

O evento começou com a apresentação da pauta política do movimento municipalista. Entre os projetos prioritários, está a derrubada do veto ao projeto que trata do Imposto sobre Serviços (ISS). “Quero mostrar a importância da derrubada do veto. Por que vocês acham que foi vetado? É de interesse de quem?”, questionou Ziulkoski. “Os prefeitos precisam participar desse debate. Não precisa sair do município, mas entrar em contato com o parlamentar dele. Por que não nos ajuda a derrubar a lei? Temos que fazer a nossa parte”, alertou.

Outro projeto debatido foi o que trata da repatriação. A medida está na pauta do Senado Federal. A CNM conseguiu incluir os municípios na lei de forma expressa. “Se estima algo em torno de R$ 10 bilhões, exatamente o que receberam os prefeitos no exercício anterior”. A dívida previdenciária também foi tema do encontro. A Medida Provisória (MP) 766/2017 propõe um novo parcelamento dos débitos providenciarias. “Esse é um tema que merece muita atenção. Não adianta o prefeito correr atrás de emendas. Eu tenho esse discurso há tempo, mas não adianta. Cerca de Cinco mil Municípios do brasil têm dívidas previdenciárias. Chega a R$ 100 bilhões de reais a dívida previdenciária. Então, são essas as mudanças que os prefeitos devem buscar”, disse Ziulkoski.

O piso do magistério também foi destaque na reunião. A proposta da entidade é alterar o índice de reajuste do piso para o Índice Nacional de Preços ao Consumido (INPC). “O governo usa dois pesos e duas medidas. Para eles, utiliza-se a inflação. Para nós, é outro critério. Temos que mudar isso agora”. Sobre o assunto, o segundo-secretário da CNM, Marcelo Siqueira, falou sobre a situação do Estado de Alagoas. “A maioria dos Municípios de Alagoas usa o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] para o pagamento da folha. O Fundeb está falido”, disse.

Também foi destacado os projetos que falam dos consórcios e de resíduos sólidos. “Esse é um assunto grave para o prefeito, porque ele vai responder na justiça. É uma pauta importante. Será que vamos conseguir mobilizar os prefeitos a buscarem essa mudança?”, questionou Ziulkoski. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, falou sobre o cenário. “O Ministério Público já vem apertando. Já ultrapassamos o prazo que a lei deu para fazer a adequação. O MP fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e pediu para que nós assinássemos lá em Pernambuco, mas o documento tinha questões ruins aos Municípios. Quando pedimos para chamar o Ministério do Meio Ambiente para assinar um TAC, o Ministério Público não teve a mesma força”.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Neurilan Fraga, agradeceu a atuação da CNM e lembrou de algumas conquistas obtidas por meio do movimento municipalista. “Nós precisamos criar um sentimento municipalista e levar isso para os prefeitos. O presidente Paulo sempre está destacando isso e ele tem razão”, disse.

Evento

O encontro faz parte da Semana Municipalista em Brasília, que ocorre até quinta-feira, 9 de março. A reunião do Conselho foi seguida por um encontro com parlamentares. A iniciativa visa a obter o apoio de deputados e senadores à aprovação de projetos importantes

Ziulkoski e outros diretores da Confederação também devem se reunir com o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. Ministros de outras pastas também serão contatados a fim de debater assuntos específicos de cada área. Está prevista, ainda, audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Outra ação prevista para a semana é o pré-lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), aproveitando as comemorações ao Dia Internacional da Mulher. O Conselho Político também vai tratar dos preparativos para a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada em Brasília, de 15 a 18 de maio.

Fonte: Ascom AMA


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.