OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

04/04/2024 às 12:33

Saúde capacita profissionais de programa itinerante para combate às ISTs, em Maceió

Enfermeiras do Saúde da Gente recebem ataulização sobre o combate às ISTs. Foto: Wilson Smith Enfermeiras do Saúde da Gente recebem ataulização sobre o combate às ISTs. Foto: Wilson Smith

Wilson Smith 

O Programa Municipal de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis/ISTs-Aids e Hepatites Virais e a área técnica de Vigilância em Sífilis da Secretaria Municipal de Saúde promoveram nessa quarta-feira (3), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, uma capacitação sobre diagnóstico, prevenção rápida e tratamento de ISTs para os profissionais de enfermagem do Saúde da Gente.

Durante o encontro, houve uma integração entre as áreas e foi possível aprofundar a compreensão sobre cada um dos programas e sua operacionalização, explorando o processo de trabalho das equipes de saúde, tanto nas tendas quanto nas unidades fixas.

Os profissionais do Saúde da Gente puderam ser capacitados sobre temas importantes como prevenção, diagnóstico, tratamento até encaminhamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como o manuseio adequado dos testes rápidos e o protocolo das notificações para HIV, sífilis, hepatites B e C.

Durante esse momento, as participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compreender os fluxos de trabalho e capacitar-se ainda mais em relação aos cuidados essenciais durante a execução dos diagnósticos. Vale ressaltar que esta reunião se soma a outros momentos de treinamento prático e encontros anteriores.

A enfermeira da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió da SMS, Dayana Tenório, falou sobre os encaminhamentos da reunião.

“Hoje, também foi decidido encaminhar os profissionais que ainda não haviam realizado o treinamento prático, para agendarem um momento junto a coordenação do Programa Saúde da Gente, visando a realização dessa etapa essencial que é a capacitação. Este processo de treinamento é contínuo e dinâmico, mantendo-nos em constante contato e atualização com as necessidades e avanços do campo”, relatou.

Além disso, a Área Técnica da Vigilância Epidemiológica assumiu o compromisso de marcar um novo encontro para abordar mais detalhadamente as doenças e agravos de notificação compulsória em geral. Neste próximo momento, será discutido a elaboração de fluxos adequados e a disponibilização de materiais de encaminhamento para as unidades, garantindo assim a continuidade do tratamento e a eficácia das investigações relacionadas às ISTs.


Fonte: Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.