OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

Notícias

09/04/2024 às 16:36

Saúde de Maceió tem projetos premiados no 1º Ciclo de Inovação Aberta

Saúde foi premiada no 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió Saúde foi premiada no 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Marília Ferreira

Dois projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram premiados durante o encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. A iniciativa é uma política pública da cidade para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas. O evento ocorreu na última segunda-feira (8), no auditório da Prefeitura de Maceió.

As soluções aprovadas foram "Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Ambas foram inscritas no Desafio 01 - “Como melhorar os índices de medicamentos ofertados pela Prefeitura” e buscam suprir as lacunas deixadas pelo sistema HORUS, utilizado atualmente para gerenciar os estoques das farmácias das unidades de saúde, setores específicos que recebem produtos de aquisição ou remanejamento de responsabilidade municipal.

“Para nós é uma alegria ver o avanço da Saúde de Maceió em todas as suas áreas, por meio da tecnologia e inovação. E quem é o principal beneficiado com o aprimoramento dos serviços é o usuário do SUS. As soluções finalistas atacam as limitações do atual sistema de gestão de estoques de medicamentos e buscam simplificar a atuação do farmacêutico nas Unidades de Saúde. Isso facilita a obtenção dos dados que nortearão a assistência farmacêutica municipal”, destacou o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.

A tecnologia transforma


Para Humberto dos Santos, um dos premiados, é uma alegria participar da iniciativa e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade em que vive. “Eu tenho muito orgulho por ser de Maceió e dizer que a minha cidade tem essa preocupação com a tecnologia, com a inovação, porque há muitos anos eu escutei que a tecnologia é uma maneira da gente transformar a sociedade e moldar o comportamento das gerações”, destacou.

Anderson Torres, coordenador técnico de Suprimento de Medicamentos e Correlatos - setor responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico de Maceió (CAF), contou com apoio da Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica, e participou do evento como especialista do desafio, sendo membro da banca julgadora do ciclo de inovação desde o início. Para ele, as soluções selecionadas facilitam as atividades dos profissionais do setor em diferentes níveis de atuação.

“As soluções foram escolhidas pela capacidade de facilitar a execução das atividades pelos profissionais, tanto das farmácias quanto da CAF. Em nível estratégico, para aprimorar a gestão de dados que nortearão as aquisições (licitações); em nível tático, para consolidar as informações técnicas que serão utilizadas na gestão da Assistência Farmacêutica; e no eixo operacional, dinamizando atividades que impactarão no dia a dia do usuário, minimizando filas, rupturas de estoque e melhorando o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população”, informou.

Ao final do processo, as equipes selecionadas contarão com a possibilidade de contratação por parte da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre o 1º Ciclo de Inovação Aberta


O 1º Ciclo de Inovação Aberta da Prefeitura de Maceió tem o objetivo de fomentar e desenvolver a tecnologia digital na cidade para a obtenção de soluções inovadoras através de parcerias com Startups para melhorar a vida dos cidadãos.

O 1º Ciclo de Inovação Aberta entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.

O projeto tem parceria com diversas instituições renomadas, como o SENAI e o IFAL e contou com o apoio do Senado Federal através de recursos do Senador Rodrigo Cunha.



Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.