OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 16:24

Pressão alta: especialista dá dicas para prevenir a doença

Ednon José Martins Mendes da Cunha, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, alerta os principais vilões da hipertensão Ednon José Martins Mendes da Cunha, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, alerta os principais vilões da hipertensão

A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias é consistentemente alta, fator que pode aumentar o risco de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e danos nos rins, entre outros.

Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão arterial atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo. No Brasil, metade dos brasileiros com mais de 30 anos possui pressão alta.

Para Ednon José Martins Mendes da Cunha, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Maceió, a pressão arterial deve ser monitorada regularmente e seguir as orientações médicas é essencial a fim de evitar possíveis problemas.

“É importante monitorar a pressão arterial regularmente e seguir as orientações médicas para controlar a hipertensão, o que pode incluir mudanças no estilo de vida. Parte desse agravamento, por exemplo, se deve ao consumo excessivo de sódio, que está presente na maioria dos alimentos processados. Além disso, outros fatores contribuem nesse cenário como o sedentarismo, excesso de peso e obesidade, idade e ingestão de álcool”, afirma,

Ednon explica ainda que uma dieta pobre em potássio também pode levar a um aumento da pressão arterial, estresse prolongado, predisposição genética e apneia do sono, um distúrbio em que a respiração é interrompida durante o sono. “A hipertensão arterial está associada à ocorrência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, responsáveis por altos índices de mortalidade, como doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral), doenças cardiovasculares, doença renal crônica, dentre outras”, indica.

O especialista aponta que entre os principais sintomas estão: enjoo e vômitos; tontura e/ou perda do equilíbrio; dor de cabeça; sonolência ou confusão mental; visão embaçada; dificuldade para respirar; e formigamento em partes do corpo. “A pressão alta é uma doença silenciosa e, normalmente, não causa qualquer sintoma, exceto nos casos mais graves, como em crises hipertensivas. Por esse motivo, é comum que se tenha pressão alta por vários anos antes que o diagnóstico seja feito”, ressalta.

Por fim, Ednon dá algumas dicas para afastar a pressão alta. Confira:


- Pratique exercícios físicos regularmente com recomendação médica;

- Abandone o cigarro e evite ingestão de bebidas alcoólicas;

- Consuma alimentos ricos em fibras;

- Evite o excesso de sal e gordura na alimentação;

- Controle de peso;

- Cuide de saúde da mente: estresse também pode ser fator de risco;

- Faça exames regulares e converse com seu médico.

Sobre a Anhanguera


Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.

A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Para mais informações, acesse o site e o blog.

Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.