OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 18:51

Domingo é Livre gerou economia de R$ 17 milhões para maceioenses

Embarque gratuito garante o direito de ir e vir na capital. Foto: Douglas Junior/ Secom Maceió Embarque gratuito garante o direito de ir e vir na capital. Foto: Douglas Junior/ Secom Maceió

Maykson Douglas e Késya Holanda (estagiária)

Há dois anos, a Prefeitura de Maceió implantou o Domingo é Livre na capital. Com o programa, os usuários do transporte público passaram a se deslocar aos domingos sem pagar a tarifa de ônibus. Um levantamento do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) revelou que, juntos, os maceioenses já economizaram mais de R$ 17,4 milhões, valor que é subsidiado pelo Município.

Amanda Raíssa, atendente de telemarketing, faz uso do benefício. Ela destacou a importância da política pública para a economia das famílias. “Eu acho que ajuda muito a população. Faz uma grande diferença para quem trabalha aos domingos, bem como para quem costuma sair no final de semana, já que você consegue sair sem custear do seu bolso. Isso ajuda muito financeiramente”, avaliou.

Desde que foi instituído, 4,7 milhões de embarques foram contabilizados. O valor corresponde a uma média de 45.427 usos por domingo. A vantagem assegura o embarque gratuito para quem possui a modalidade Cidadão do cartão Vamu.

Durante a semana, o aluno de Jornalismo, Maykon Lopes é beneficiário do Passe Livre, outra política garantida aos estudantes. Aos domingos, ele troca o Vamu Escolar pelo Cidadão e segue economizando. “O Domingo é Livre surgiu para beneficiar as pessoas, já que você passeia sem se preocupar com o pagamento da passagem e acaba economizando um dinheiro que pode usar para um outro dia da semana ou até juntar e gastar em outras despesas”, disse.

A primeira via do cartão Vamu Cidadão é gratuita e possibilita o acesso a benefícios como a Integração Temporal e o Domingo é Livre.

É possível fazer a aquisição do bilhete eletrônico nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Colina, Cruz das Almas e na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, além da sede do Vamu Mobilidade, situada na Avenida Buarque de Macedo, no Centro.

“Iniciativas como o Domingo é Livre ajudam as pessoas que mais precisam. É um compromisso da Prefeitura de Maceió implementar medidas que proporcionem maior inclusão e mobilidade aos maceioenses. Diariamente, nossos técnicos estão empenhados em implantar ações que façam a diferença na vida das pessoas e modernizem o sistema de transportes da capital”, finalizou o titular do DMTT, André Costa.


Ascom DMTT

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.