OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de abril de 2024

Notícias

17/04/2024 às 19:20

Especialista explica como manter uma boa saúde vocal

Conheça os sinais de alerta e a importância de buscar assistência profissional | Reprodução Conheça os sinais de alerta e a importância de buscar assistência profissional | Reprodução

A voz é uma ferramenta essencial para a comunicação humana, desempenhando um papel vital em diversas esferas da vida, como trabalho, educação, relacionamentos e expressão pessoal. Reconhecendo sua relevância, o Dia Mundial da Voz (16 de abril) tem como objetivo sensibilizar as pessoas e fomentar a prevenção de complicações relacionadas à vocalização. Ítalo Rocha, coordenador do curso de Fonoaudiologia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, esclarece os principais problemas que podem afetar um dos sentidos primordiais do ser humano, fornecendo orientações para preservar uma saúde vocal adequada.

Dentre as afecções mais comuns estão os nódulos e cistos nas pregas vocais, popularmente referidos como calos, e as fendas glóticas, que resultam em uma clara soprosidade ao falar. "O consumo excessivo de álcool e tabaco, juntamente com o abuso vocal como gritos e falas prolongadas sem pausas, pode acarretar consequências graves para a saúde da voz", explicou o coordenador.

Para os profissionais que usam a voz por um longo período no dia, como professores e cantores, a recomendação é não ingerir alguns tipos de alimentos, como café, chocolate, derivados de leite e outros alimentos ricos em açúcar. “Também é necessário praticar técnicas de aquecimento antes de utilizar a fala de forma prolongada durante a jornada de trabalho, além de uma avaliação com fonoaudiólogo”.

Ítalo Rocha destaca alguns sinais de alerta que podem indicar problemas na fala e a importância de buscar assistência profissional. "Rouquidão, soprosidade e/ou qualquer alteração persistente no ato de falar por mais de quinze dias requerem intervenção profissional imediata. Além disso, é crucial adotar cuidados diários, como aquecimento e manter-se hidratado, pois a ingestão adequada de água promove a hidratação da região da laringe. Dessa maneira, é possível preservar a saúde da voz e prevenir complicações futuras.

Ascom Uninassau Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.