OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de maio de 2024

Notícias

29/04/2024 às 13:41

UPA Trapiche da Barra conclui participação em projeto de Boas Práticas de Urgências Cardiológicas

Comunicação ISAC Comunicação ISAC

O coração dos maceioenses está mais seguro. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, em Maceió (AL), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), concluiu a participação no terceiro ciclo do projeto “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, realizado de maio de 2023 a março de 2024, com certificação em abril.

Ao longo das sete fases do projeto, os profissionais de saúde da unidade puderam aprimorar o manejo de urgências cardiovasculares, estimulando o olhar crítico e aperfeiçoando o raciocínio clínico, favorecendo a tomada de decisão em urgências cardiológicas de acordo com diretrizes baseadas em evidências.

“O projeto de boas práticas na atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares foi crucial para garantir a qualidade e a eficiência no tratamento de doenças cardíacas. Ele promoveu padrões de atendimento consistentes, atualizados e baseados em evidências, reduzindo erros médicos e melhorando os resultados dos pacientes. Além disso, ajudou na padronização dos procedimentos, na capacitação da equipe médica e na conscientização sobre a prevenção e o manejo adequado das emergências cardiovasculares. Esse projeto salvou vidas e melhorou a qualidade de vida dos pacientes cardíacos”, afirma Narita Brito, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.

Conduzido pelo HCor de São Paulo (SP), o projeto faz parte do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

“Foram meses intensos, de muito trabalho, dedicação e grande valia”, avaliou Andréia Ribeiro, enfermeira especialista em Projetos para o PROADI-SUS no HCor. “Assim, agradecemos a parceria durante esta jornada e desejamos que sigam disseminando as lições aprendidas, como agentes de mudança em sua instituição, buscando sempre a melhoria dos processos e o melhor atendimento ao paciente”, acrescentou.

Dentre os aprendizados em boas práticas de qualidade na assistência aos pacientes com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), destaque para a Visão Sistêmica, Teoria do Conhecimento e Mapeamento de Processos, além das metodologias Diagrama de Ishikawa (identifica possíveis causas para problemas), Diagrama de Afinidades (identifica padrões para auxiliar análises) e Diagrama Direcionador (demonstra impacto ou contribuição para um determinado objetivo).

Boas práticas salvam vidas


As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte no mundo. Para diminuir os índices de mortalidade no país, o Ministério da Saúde desenvolve, desde 2012, o projeto “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”.

O projeto visa qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares em todo o Brasil.

Desde seu início, em 2009, foram mais de 1,9 milhão de laudos de eletrocardiograma (ECG) realizados pelo projeto que, em 2022, passou a ser conduzido de maneira colaborativa entre o HCor, a Associação Beneficente Síria e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Atualmente, a iniciativa está presente em 282 UPAs e 30 hospitais de todo o país, determinados pelo Ministério da Saúde. Todas as instituições são acompanhadas 24 horas por dia com foco na intervenção dos processos assistenciais de SCA, visando a melhoria contínua da qualidade.

Sobre a UPA Trapiche da Barra


A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Fonte: Ascom ISAC

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.