OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de maio de 2024

Notícias

29/04/2024 às 18:20

Banco do Nordeste participa de evento internacional e apresenta soluções para impulsionar economia circular

Ações de crédito, parceria e capacitação para promover práticas de economia circular serão apresentadas pelo Banco do Nordeste (BNB), na quarta-feira, 1º, durante a reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), evento que reúne, desde o dia 28, em Maceió, cerca de 120 representantes de 31 países que integram a Comissão, além de convidados da Europa, Ásia e Oriente Médio.

O BNB é um dos patrocinadores do encontro, que tem o objetivo de debater medidas para o enfrentamento de questões ligadas às mudanças climáticas e perspectivas sobre a economia circular, visando à adequação e difusão das normas técnicas inerentes ao tema.

Para o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, “o evento, além de abordar questões urgentes para o planeta e colocar Alagoas em evidência internacional, se faz necessário para estabelecer a padronização de normas empresariais que adequem o processo produtivo a temas como desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e economia circular, com medidas que pretendem ser aplicadas mundialmente”.

A economia circular reúne práticas econômicas pautadas na eliminação de resíduos e poluição, na manutenção de produtos e materiais em uso, e na regeneração dos sistemas naturais, entre outras atividades que promovam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a exploração de recursos naturais e a preservação ambiental.

Crédito verde


O gestor ressalta que o banco atua fortemente no estímulo à economia circular e cita linhas de crédito que promovem atividades produtivas sustentáveis. “Por meio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo BNB, desenvolvemos o Programa de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental”, destaca.

Com o objetivo de desenvolver empreendimentos e atividades econômicas que propiciam a preservação, conservação, controle e recuperação do meio ambiente, com foco na sustentabilidade e na competitividade das empresas e cadeias produtivas, o FNE Verde abrange projetos de saneamento básico, energias renováveis, planejamento e gestão ambiental, produção de base agroecológica, entre outros.

Prodeter


Além do chamado crédito verde, o BNB realiza o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), uma estratégia para contribuir com o desenvolvimento territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.

Além do financiamento, o Programa promove, por meio de articulação e participação de parceiros e atores locais, o desenvolvimento territorial de diversas atividades produtivas, estimulando a utilização de práticas de economia circular.

Como exemplo, no caso da bovinocultura, o Programa está impulsionando o aproveitamento de resíduos da atividade para a produção de biogás e adubo orgânico; o reaproveitamento dos dejetos para produção de biometano, a partir do biogás, para gerar eletricidade e movimentar parte do maquinário agrícola; sistema de tratamento dos efluentes, através da utilização de biodigestor para produção de biofertilizante, entre outras ações.

Outras práticas agroecológicas também estão sendo implementadas na fruticultura, produção de cana-de-açúcar, mandiocultura, entre outras atividades agropecuárias.

Além disso, o Prodeter também está tendo repercussão positiva em processos de economia circular que envolvem as atividades de confecção e indústria têxtil, bem como da movelaria.

Em Alagoas, o Programa atua na bovinocultura de leite, mandiocultura, bananicultura e turismo.


SERVIÇO:


PALESTRA: O apoio do Banco do Nordeste às práticas de economia circular

LOCAL: Jatiuca Hotel e Resort

DATA: 01.05.2024

HORA: a partir das 9h



Ascom Banco do Nordeste

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.