OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

06/05/2024 às 19:14

Seminário da Polícia Federal discute cooperação para localização de foragidos da justiça

Juiz Rafael Casado, presidente Tourinho e delegado federal Roberto Curi |Adeildo Lobo Juiz Rafael Casado, presidente Tourinho e delegado federal Roberto Curi |Adeildo Lobo

Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, dialogou sobre a cooperação jurídica e policial para localização de foragidos da justiça com o delegado federal Roberto Curi, nesta segunda (06).

Reunião tratou sobre a participação do Judiciário alagoano no ‘Seminário Longa Manus’, organizado pela Superintendência Regional da Polícia Federal.

TJAL participará do evento que vai discutir sobre a colaboração criminal internacional, inclusive em casos que a Polícia Internacional (interpol) precise ser acionada.

O seminário acontecerá nesta quarta (8), às 8h, na sede da PF, localizada na Av. Walter Ananias, 705, no Jaraguá.

Segundo o delegado federal, a participação do judiciário nesse processo é muito importante, pois é o magistrado que realiza as audiências e que determina as prisões.

“É o magistrado que vai ter o interesse de ouvir as pessoas ou de garantir a execução de uma prisão que eles peçam. E a pessoa que começa um delito no Brasil e que vai para outro país se refugiar, ela não pode ter a certeza da impunidade por estar em outro país. E existem organismos de cooperação que atuam justamente nesse sentido”, explicou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) reiterou a importância da participação dos magistrados no seminário. “É fundamental a cooperação entre o Judiciário e Polícia Federal porque é um objetivo comum melhorar os nossos serviços”, disse Tourinho.

Programação


Entre os temas que serão discutidos no evento estão a visão estratégica e doutrina da PF; cooperação policial internacional, aspectos conceituais e instrumentais; cooperação jurídica internacional, atribuições e aspectos instrumentais, entre outros.

Após o evento será elaborado um manual com a parte prática e efetiva do passo a passo que o magistrado deve realizar em situações envolvendo foragidos da justiça que precisem ser extraditados.

O seminário é promovido pela Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal, em parceria com os Núcleos de Cooperação Internacional em Alagoas. O objetivo é aproximar a unidade central das unidades federativas e também promover a integração com os órgãos parceiros.

Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.