OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

07/05/2024 às 15:25

Encontro discute proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência

Evento ocorreu no auditório da Polícia Federal. | Cortesia Evento ocorreu no auditório da Polícia Federal. | Cortesia

Nesttor Netto

Com o intuito de fortalecer o combate à violência e intensificar a assistência ao público infantojuvenil, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou nesta terça-feira (7), no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, um encontro para discutir a proteção e o acolhimento às crianças e adolescentes vítimas de violência. O evento foi destinado a 100 profissionais que trabalham no segmento.

A capacitação teve o objetivo de fortalecer, por meio do trabalho colaborativo, a compreensão dos conceitos de violência e seus impactos na vida de crianças e adolescentes. Com isso, os profissionais aprimoraram os conhecimentos sobre prevenção e identificação de violências.

Participaram do encontro, técnicos dos Programas de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, Atenção Primária, da Educação e dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).

Teresa Paes, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente da SMS destacou que a discussão é pertinente para que os profissionais possam atuar de forma mais atenta ao promever o acesso das vítimas à rede de proteção e garantia de direitos.

“Crianças e adolescentes diariamente são vítimas de diversas negligências, violências, seja psicológica ou física. A partir dessa discussão, podemos potencializar a rede de apoio e evitar doenças psíquicas e riscos socioeducacionais e em saúde, através dessa conscientização entre as diversas áreas que atuam com esses públicos”, afirmou.

Já Marglene Oliveira, coordenadora do Programas de Atenção Integral à Saúde da Criança, ressaltou que a atuação conjunta no âmbito da saúde, educação e assistência social fortalece a rede de proteção para investigar, prevenir e combater à violência contra o público infantojuvenil. “Com essa discussão, atualizamos os métodos investigativos e preventivos, a fim de proteger possíveis vítimas de abusos. Devemos estar preparados para acolher e proteger nossas crianças e adolescentes em diversas áreas”, enfatizou.


Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.