OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

07/05/2024 às 16:51

Projeto Samu nas Escolas contempla colégio na capital alagoana

Edição do Programa Samu nas Escolas no Colégio Mater Dei beneficiou estudantes na faixa etária dos 11 aos 16 anos de idade. Olival Santos / Ascom Sesau Edição do Programa Samu nas Escolas no Colégio Mater Dei beneficiou estudantes na faixa etária dos 11 aos 16 anos de idade. Olival Santos / Ascom Sesau

Arnaldo Santtos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contemplou o Colégio Mater Dei com o projeto Samu nas Escolas. A unidade escolar atua no bairro da Pajuçara e atende alunos do 6° ano do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, com estudantes na faixa etária dos 11 aos 16 anos de idade.

Os alunos tiveram a oportunidade de ter conhecimento básico sobre primeiros socorros, especificamente sobre como socorrer vítimas de queda, engasgo, desmaio e queimaduras. Para isso foram realizadas ações teóricas e práticas, protagonizadas por acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social, que são monitores do projeto.

Os monitores do Samu nas Escolas também conscientizaram os alunos sobre os males causados pelos trotes. Isso porque as ligações criminosas podem impedir o socorro a usuários que realmente estejam necessitando de assistência, a exemplo de vítimas em um acidente de trânsito.

Para a aluna Laura Beatriz Pimentel, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médico, a apresentação dos temas foi muito relevante. “Aprendi todas as orientações e ensinamentos repassados e, a partir de agora, vou colocar em prática os conhecimentos quando for necessário”, destacou a aluna.

De acordo com o diretor-geral do Colégio Mater Dei, Phabio Lucas Silvestre, uma das prioridades da unidade escolar é assegurar aos alunos noções sobre valores morais, ética e virtudes e, por isso, o Samu nas Escolas cumpre esta atribuição. “Por meio deste projeto, nossa escola disponibiliza à comunidade escolar conhecimento sobre os males causados pelos trotes, ou seja, desperta comportamentos humanitários e isso é fundamental na formação escolar”, salientou.

A coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, enfatizou que o projeto Samu nas Escolas tem um papel fundamental na disseminação de informações que ajudam a salvar vidas. “Crianças e adolescentes absorvam e multiplicam essas informações sobre os primeiros socorros e ajudam a salvar vidas. Por isso, a importância da iniciativa”, sentenciou.


Projeto


O Samu nas Escolas ocorre toda semana e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Samu. Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com a iniciativa, basta enviar um ofício para o Serviço Social do Samu, através do e-mail [email protected].

Ascom Samu

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.