OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

08/05/2024 às 17:08

PM habilita todos os alunos do Curso de Formação de Praças na confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência

Curso de gestor e operador de TCO teve uma carga horária de 50 horas/aulas. Ascom PMAL Curso de gestor e operador de TCO teve uma carga horária de 50 horas/aulas. Ascom PMAL

Quase mil policiais estão capacitados para realizar a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Polícia Militar de Alagoas. A conquista foi possível após uma parceria entre o Centro de Formação de Praças, a 2ª Seção do Estado Maior e a Escola de Governo. As instruções aconteceram em Maceió e Arapiraca, cidades onde as turmas do CPF 2023 estão realizando o processo de formação.

O curso de gestor e operador de TCO teve uma carga horária de 50 horas/aulas, e contou com instruções práticas e teóricas, incluindo a participação de promotores de justiça Sandra Malta Prata Marques, Saulo Ventura, Hylza Torres e Lígia Mont'Alvern Seabra. A mestra em psicanálise, Tâmara Íris, tratou sobre a saúde mental dos militares. A capacitação foi dividida em dois módulos e trabalhou pontos como os sistemas e tecnologias utilizadas para lavratura de TCO e a simulação de atendimento de ocorrência com lavratura de TCO.

Modernização dos procedimentos

A implementação da confecção do TCO pela Polícia Militar de Alagoas completou um ano em março de 2024. Ao todo, 1.062 TCOs foram confeccionados, o que representou mais de R$ 690 mil em economia para o Estado. Os TCOs resultaram ainda em 166 objetos apreendidos, o que corresponde a 17% dos termos lavrados no estado. Dentre os objetos apreendidos estão os aparelhos e módulos de som, máquinas caça-níqueis e armas brancas.

Os TCOs representam uma nova abordagem da PMAL, permitindo resolver de forma célere e eficiente uma variedade de incidentes, desde delitos menores até situações mais complexas. Crimes como ameaça, dano, vias de fato, uso de entorpecentes, infrações de trânsito e perturbação do sossego alheio agora podem ser tratados de maneira ágil e direta, graças a essa iniciativa.

Ao invés de levar o caso a uma Delegacia da Polícia Civil, a lavratura do TCO é realizada pelas guarnições por meio de um formulário eletrônico na estrutura do aplicativo Quimera – ferramenta desenvolvida pela SSP. Outra vantagem é a assinatura – que pode ser feita eletronicamente na própria tela do celular ou em documento impresso – cuja impressão é feita em uma máquina conectada ao sistema.

Ascom PMAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.