OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

Notícias

08/05/2024 às 18:01

TJAL participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Juiz Claudemiro Avelino e Irina Costa (lado esquerdo) representam o TJAL durante a semana de eventos. | Cortesia Juiz Claudemiro Avelino e Irina Costa (lado esquerdo) representam o TJAL durante a semana de eventos. | Cortesia

O magistrado Claudemiro Avelino de Souza e a diretora do Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), Irina Costa, representam o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam).

O evento iniciou-se nesta terça (7), em São Paulo (SP), e segue até esta sexta (10) debatendo o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”.

Ontem, a palestra inaugural foi sobre "História das Mulheres e o Poder Judiciário", com a historiadora e escritora Mary Del Priore. Na sequência, os participantes conheceram o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).

Para o juiz Claudemiro Avelino, estão sendo proferidas palestras de alto nível com representantes da museologia e da história e da memória de grande destaque nacional. Ele garantiu que essas informações e conhecimentos adquiridos serão colocados em prática em Alagoas.

“Um dos enfoques principais é a importância da participação do cidadão na vida das entidades museológicas. Essa interatividade deve ser cada vez mais incentivada, gente deve se conscientizar que o museu apresenta é simplesmente a caixa de ressonância da sociedade, dos fatos que ela promove, o homem como agente da história, interagindo com o museu”, comentou o juiz.

A diretora do CCM, Irina Costa, avaliou o evento como de extrema importância por abordar a preservação, gestão e inovação, trazendo informações de como administrar e quais os novos recursos que podem ser usados para preservação e divulgação.

“Nós já temos um centro extremamente inovador, mas viemos aqui beber da fonte das outras coisas que podem ser feitas. O encontro não trata apenas a preservação da memória, ele vai em todos os eixos. Além da gente estar aqui para absorver novas informações, novos conteúdos, a gente também veio trocar figurinhas, como a gente diz, com outros tribunais”, disse a diretora.

Programação

Nesta quarta (8), estão previstos os painéis: "O Futuro de Arquivos, Bibliotecas e Museus\", do eixo Inovação; "Proname/CNJ", do eixo Gestão; "Da Casa da Suplicação às Relações do Império" e "Preservar, Gerir e Inovar a Memória", estes dois últimos do eixo Preservação.

Na quinta-feira (9), os participantes realizam visitas técnicas ao Museu do Ipiranga, Arquivo Público do Estado de São Paulo e à Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Também serão ofertadas oficinas.

O último dia do evento tem visitas técnicas no Palácio da Justiça e Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário.

Enam


O Enam foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.



Dicom TJAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.