OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

06/06/2018 às 17:46

Vereador quer gratuidade no transporte público para eleitor em dia de votação

Vereador quer gratuidade no transporte público para eleitor em dia de votação  Vereador quer gratuidade no transporte público para eleitor em dia de votação

Luciano Milan/Dicom

O vereador Samyr Malta (PSDC) deve apresentar, em sessão ordinária da próxima terça-feira (12), projeto de lei que prevê a gratuidade no transporte público de Maceió para os eleitores da capital em dia de eleições no país. Ele tratou do tema em sessão ordinária desta quarta-feira (6) no Plenário da Casa. Durante sua fala, o parlamentar recebeu o apoio dos vereadores José Márcio Filho (PSDB) e Sílvio Camelo (PV). Ambos avisaram que devem subscrever a iniciativa de Samyr. Para justificar a apresentação do PL, o vereador do PSDC citou números da recente eleição suplementar no estado do Tocantins, quando, segundo o TSE, votos nulos, abstenções e brancos somaram 43,54% do total nas urnas. A eleição suplementar ocorre em virtude da cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e sua vice Cláudia Lelis (PV).

“Até aqui mesmo em Alagoas, noto um certo desinteresse por parte da população pelas eleições para presidente, governador, senador e deputados. Tudo isso, infelizmente, é fruto da crise política pela qual o país atravessa. O descrédito é generalizado. Como prova desse processo, tivemos quase 50% de votos nulos, abstenções e brancos lá no Tocantins. Pensando nesse aspecto, quero deixar claro que respeito a decisão do eleitor de não querer ir votar, se for o caso. Mas, meu projeto de lei para dar gratuidade em dia de eleição é para deixá-lo ainda mais à vontade para decidir. A democracia precisa ser valorizada”, destacou Samyr Malta.

Além disso, lembrou o parlamentar, muitos eleitores deixam de votar porque moram distantes das secções eleitorais e não têm dinheiro para pagar o ônibus.

ORDEM DO DIA – A sessão desta quarta-feira também contou com a aprovação de projetos de lei, requerimentos e indicações que constavam da ordem do dia da Casa. Entre eles, um PL de Fátima Santiago (PP) que institui no calendário oficial de Maceió o Dia do Rotariano, comemorado, anualmente, em 23 de fevereiro. Além dele, iniciativa de Tereza Nelma (PSDB), que obriga afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos sediados em Maceió condenando a homofobia.

Já a vice-presidente da Câmara, vereadora Silvania Barbosa (PRB), teve PL aprovado que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal de ensino da capital; ainda na área de educação, o vereador Eduardo Canuto (PSDB) conseguiu aprovação para seu PL que institui o reconhecimento do caráter educacional e formativo do Jiu-jitsu, e permite a celebração de parcerias para o ensino da modalidade esportiva nas escolas de Educação Básica pública em Maceió.

Os vereadores Silvânio Barbosa (PMDB) e Siderlane Mendonça (PEN) tiveram requerimentos aprovados, respectivamente, que requer a drenagem da Vila Padre Cícero no Henrique Equelman, no Antares, e entrega da Comenda Amigo da Criança ao doutor Paulo Victor. O vereador Kelmann Vieira (PSDB) aprovou entrega da Comenda Arthur Ramos a José Cardoso Cavalcante Júnior.

De iniciativa de Dudu Ronalsa (PSDB), requerimento pede o prolongamento da linha que chega ao Terminal do Trapiche da Barra para o Terminal do Pontal da Barra.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.