OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

06/09/2018 às 18:02

Advogado é novo cidadão honorário de Maceió

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB em Alagoas, Nivaldo Barbosa, foi agraciado com o título conferido pelo vereador Chico Filho Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB em Alagoas, Nivaldo Barbosa, foi agraciado com o título conferido pelo vereador Chico Filho

Niviane Rodrigues

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB em Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, recebeu, nesta quinta-feira (6), o Título de Cidadão Honorário de Maceió, durante sessão solene na Associação Comercial, em Jaraguá. A honraria foi conferida por iniciativa do vereador Chico Filho (PP) e aprovada por unanimidade do Plenário da Câmara Municipal de Maceió. Familiares, amigos e advogados compareceram à solenidade para prestigiar o homenageado.

O vereador licenciado do cargo e atual superintendente do Procon, Galba Netto e a presidente da OAB em Alagoas, Fernanda Marinela, também prestigiaram a homenagem, dentre outros dirigentes de entidades ligadas à advocacia e à Justiça alagoana.

Laura Menezes, esposa de Nivaldo, destacou o caráter, o carinho, e o amor pela família como qualidades do marido. “É uma pessoa que só tem a acrescentar em minha vida, da família, dos filhos. Um ser humano que vai ao encontro do que quer, em defesa da categoria”, disse.

O advogado Pedro Accioly, falou sobre o trabalho realizado por Nivaldo Barbosa na Caixa de Assistência dos Advogados da OAB e afirmou tratar-se de “um exemplo de ser humano”. “É um pequeno gigante, que doa um pedaço da alma dele em cada projeto que executa. Em tempos de ódio, Nivaldo se destaca pelo simples fato de ser uma pessoa boa”, afirmou, citando a expansão da Caixa da OAB sob o comando de Nivaldo.

Galba Netto usou a tribuna para dizer que é possível sermos “figuras humanas ativas em nossa sociedade, para fazermos dela mais justa, fraterna e harmoniosa. Tenho certeza que o senhor poderá fazer muito mais por nossa sociedade, pelo nosso Brasil. Este momento é um registro muito especial para esta Casa”, afirmou.

O ex-presidente da OAB, Thiago Bonfim, disse que conhece e convive com Nivaldo há mais de 20, desde a época de Ufal. Afirmou ainda que trabalharam juntos na Secretaria de Justiça, e desde aquela época Nivaldo Barbosa “já mostrava talento, capacidade de agregar e a sua competência. É uma pessoa que sempre contribui para o crescimento da classe e da sociedade. Por isso, é motivo de satisfação presenciar esse momento”.

Fernanda Marinela, presidente da OAB/AL, destacou o trabalho da Câmara e falou que o Legislativo possui um papel importante na construção da democracia, da cidadania. Disse que Nivaldo e sua família são parceiros-irmãos de uma vida. “Fica aqui, acima de tudo, a minha gratidão ao Nivaldo porque, com certeza, a OAB a qual eu presido, não poderia construir tanto não fosse essa parceria. OAB e Caixa de Assistência dos Advogados caminham juntas, porque buscamos uma causa só, atender a toda a advocacia e à sociedade”, declarou.

CIDADANIA

Em sua fala, o vereador Chico Filho saudou os presentes e destacou o trabalho realizado por Nivaldo Barbosa na Caixa de Assistência dos Advogados da OAB e as razões que o levaram a propor o título de cidadão para o advogado. 

“A OAB é protagonista de movimentos importantes para a sociedade e o bem comum. Em vários momentos foi pioneira na construção de mudanças, que visam um mundo melhor, assumindo papel em defesa da democracia. Tenho certeza que cometi uma grande justiça ao conceder esse título. Nosso mister é trabalhar por uma sociedade mais justa”, afirmou ao lembrar que “o título de cidadão é uma honraria conferida a poucos, por isso precisamos trazer bons exemplos. Temos que replicar as boas ações, criar um sentimento positivo de que a gente pode mudar, pode fazer. Nós advogados temos que ser a mola propulsora dessa mudança. A OAB tem que resgatar esse papel, e para isso a nossa presidente Marinela não tem medido esforços”, disse.

Nivaldo Barbosa fez um pronunciamento em agradecimento aos presentes, expressou sua gratidão ao vereador Chico Filho e à Câmara, pela homenagem a ele concedida, e declarou que “esse título não pertence apenas a mim. Ele é representativo. Pertence a cada um de vocês que permitiram que construísse a minha trajetória. Se eu tenho algum mérito ao ser reconhecido com tamanha honraria, devo ao Direito, que me trouxe a Maceió para estudar e aqui me formar e constituir minha família”, afirmou.

Falou ainda sobre o papel do cidadão na sociedade. “Para ser cidadão você tem que ser um agente atuante da sociedade. Ninguém é cidadão sozinho. Cidadania significa, ao mesmo tempo participação político, cultural, econômica e ética. Cidadania é não permitir o individualismo. Somente assim podemos alcançar a justiça em seu sentido mais amplo, que é o bem comum. A Caixa de Assistência dos Advogados e a OAB sempre foram porta-vozes mais fortes em defesa da cidadania, da justiça, das liberdades individuais e do direito. Cidadania é uma conquista de uma luta diária”, afirmou.

Dicom CMM


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.