OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

20/02/2019 às 10:47

Membros do Consea pedem apoio do Parlamento contra extinção do órgão

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, e os deputados Galba Novaes (MDB) e Jó Pereira (MDB), receberam na tarde desta terça-feira, 19, alguns membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutrição (Consea) que vieram pedir apoio do parlamento alagoano contra a Medida Provisória 870/19, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu o órgão. 

Eles também comunicaram que, no próximo dia 27 de fevereiro, haverá um ato todo o país, chamado de banquetaço, contra o ato do Executivo federal.  Um dos membros do Consea, Ricardo Ramalho, que esteve na reunião, disse que o apoio do Legislativo é importante não articulação com os deputados federais no sentido de votar contra a medida provisória, que deverá ser votada no Congresso Nacional no próximo mês de março. 

“A extinção do Consea é ilegal, viola o princípio da vedação do retrocesso social, o princípio da participação popular, do estado democrático de direito e, consequentemente, o direito humano à alimentação adequeda”, afirmou.  Ao final da reunião, a deputada Jó Pereira garantiu apoio aos membros do Consea. “O conselho é importante já que garante, entre outras coisas, diversos programas e ações efetivas como a política nacional sobre produção orgânica, programa de aquisição de alimentos e a efetivação da lei orgânica de segurança alimentar e nutricional”, disse.  

O Consea é um órgão de assessoramento à presidência da República, que tinha como competência institucional, exercer o controle social na formulação, execução e monitoramento das políticas de segurança alimentar e nutricional.

Ascom ALE


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.