OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

19/06/2019 às 09:43

Sessão especial irá debater mortandade de peixes no complexo lagunar Mundaú-Manguaba

O deputado Cabo Bebeto (PSL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 18, para solicitar uma sessão especial, a ser realizada no dia 30 de agosto, para debater a situação do complexo lagunar e a mortandade de peixes nas lagunas Mundaú e Manguaba. A motivação para o encontro aconteceu após o deputado assistir um vídeo, gravado no último final de semana, mostrando milhares de peixes mortos na laguna Manguaba. “Lamento o ocorrido. Precisamos fazer algo, urgentemente”, disse Cabo Bebeto, afirmando ter conhecimento da existências de soluções para o problema. "Desde 2012, o Estado tem em mãos os estudos e a solução sobre o caso. É possível ainda salvar a lagoa e as pessoas que vivem dela”, destacou.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) disse que o Estado não sabe aproveitar as particularidades das lagunas e que elas passam por um processo de degradação, da mesma forma que o rio São Francisco. O deputado Davi Maia (DEM) alertou que a mortandade de peixes pode ter como causa a falta de saneamento básico e solicitou a presença de técnicos da Universidade Federal de Alagoas na sessão. Também em aparte, o deputado Francisco Tenório (PMN) disse que a morte dos peixes tem origem também em causas externas, trazidas pelas chuvas e pediu a presença de representantes da Marinha na sessão especial.

Motoristas de Aplicativos

Ainda na tribuna, o Cabo Bebeto disse que foi procurado por alguns condutores, que criticavam o novo decreto da Prefeitura de Maceió, supostamente obrigando os motoristas de aplicativos a serem donos do veículo que utilizam para fazer as viagens. O deputado falou que, após análise da legislação, não encontrou dispositivo que determine tal conduta. "Na verdade, conforme explicou assessoria de Antônio Moura, superintendente da SMTT, somente pode haver um motorista por veículo", tranquilizou.

Orgulho Autista

Cabo Bebeto destacou ainda a passagem do Dia do Orgulho Autista. O parlamentar disse que é muito importante a união de todos para que se possa viabilizar melhores condições de vida, tanto para as pessoas que possuem o transtorno, quanto para seus familiares. “Por isso apresentei indicação ao Governo do Estado, com minuta de lei anexa, para que funcionários públicos que tenham dependentes com autismo tenham uma redução em sua carga horária”.

Bairro do Pinheiro

Por fim, o deputado convocou os integrantes da Comissão do Pinheiro para uma reunião na próxima terça-feira, 25, às 9h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A reunião contará com a presença da Defesa Civil Estadual e Municipal.

Ascom ALE


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.