OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

19/01/2017 às 09:59

Renan Filho veta reajuste de 26% para deputados alagoanos

Renan Filho veta reajuste de 26% para deputados alagoanos Renan Filho veta reajuste de 26% para deputados alagoanos

Valderi Melo

O Diário Oficial do Estado em sua edição desta quinta-feira, 19, trouxe publicada a mensagem do governador Renan Filho (PMDB) encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB), onde informa que vetou integralmente o reajuste salarial dos deputados estaduais de Alagoas, que foi aprovado no dia 27 de dezembro passado. A decisão foi tomada com base em orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Com o reajuste, um deputado estadual alagoano passaria a receber mais de 25 mil reais. O aumento seria de 26,3%, impactando em mais de R$ 1,8 milhão na folha de pessoal do Poder Legislativo. Para Renan Filho, o reajuste nos subsídios dos deputados estaduais não poderia ser aplicado mais nessa legislatura e tão somente a partir da próxima que começaria em 2019. Pelo menos é o que ele explica na mensagem encaminhada a Luiz Dantas.

Outra questão é o momento de crise econômica que o País enfrenta que tem atingido diretamente as finanças dos estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul que estão pagando aos servidores de forma parcelada. E Alagoas apesar de apresentar uma certa estabilidade financeira não poderia correr o risco de bancar um reajuste salarial desse porte, que no final das contas termina sendo bancado pelo Poder Executivo.

Abaixo a mensagem enviada por Renan Filho a Luiz Dantas

Senhor Presidente,

Reporto-me a Vossa Excelência para comunicar que, nos termos do § 1º do art. 89 da Constituição Estadual, decidi vetar totalmente o Projeto de Lei nº 331/2016, que “Fixa o subsídio mensal do Deputado Estadual, altera o caput e o § 1º do art. 2º da Lei Estadual nº 7.348, de 8 de maio de 2012, e dá outras providências”, pelas razões adiante aduzidas.

Razões do veto:

Apesar dos elevados propósitos de deliberação do Poder Legislativo, a sanção do Projeto de Lei nº 331/2016 não se apresenta possível, uma vez que se revela materialmente inconstitucional.

A Constituição Estadual, em seu art. 78, impede que a fixação de subsídio para o os Deputados Estaduais seja aplicada à legislatura vigente, de modo que, estando em curso a legislatura 2015-2018, não se afigura constitucionalmente possível a definição de nova remuneração aos parlamentares estaduais.

Outrossim, o mencionado reajuste salarial e o aumento no teto remuneratório dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Poder Legislativo do Estado de Alagoas (previstos nos arts. 1º e 2º), passando a ser o valor do subsídio mensal dos Deputados Estaduais, foi apresentado sem que houvesse prévia dotação orçamentária suficiente para cobrir as despesas com pessoal e não guardou compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que viola ao disposto no § 1º do art. 169 da Constituição Federal.

Assim, tais prescrições importam em aumento de despesa, sem observar as determinações dos arts. 16, 17 e 21 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF), tendo em vista que não foi elaborada a estimativa de impacto orçamentário-financeiro para atender às projeções das despesas a serem geradas para o exercício em que tenha início a sua vigência e para os 02 (dois) exercícios subsequentes, sendo necessária a oposição do veto por contrariedade às normas atinentes às finanças públicas.

Ademais, o art. 3º do prospecto legislativo em enfoque possui relação de interdependência com o disposto no art. 1º e, por consequência, seu conteúdo normativo revela-se inaplicável e contrapõe-se aos preceitos de técnica legislativa, previstos na Lei Complementar Federal nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, necessitando ser vetado.

Por fim, a Lei Estadual nº 7.805, de 21 de junho de 2016 (Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO) alude, em seus arts. 55 e 62, que o Poder Legislativo deve atender aos limites e condições estabelecidos na LRF relacionados às despesas com pessoal e encargos sociais, bem como que a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração aos servidores públicos somente poderão ocorrer mediante prévia autorização legislativa e se disponível a dotação orçamentária correspondente, não sendo esta condição atendida pela proposta em tela.

Essas, Senhor Presidente, são as razões que me levaram a vetar totalmente o Projeto de Lei nº 331/2016, por inconstitucionalidade material, vez que desatende aos ditames das Constituições Estadual e Federal, da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias as quais submeto à apreciação dos Senhores Membros da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas..

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

Governador

Excelentíssimo Senhor

Deputado LUIZ DANTAS LIMA

Presidente da Assembleia Legislativa Estadual.

NESTA

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.