OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

17/01/2018 às 19:15

União recebe nova ambulância do Samu para reforçar atendimento na Zona da Mata

Nova Unidade de Suporte Básico (USB) vai atender os municípios de União, Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú e São José da Laje Nova Unidade de Suporte Básico (USB) vai atender os municípios de União, Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú e São José da Laje

João Victor Barroso

No ano passado, 29 municípios alagoanos receberam ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). E a primeira cidade a receber uma nova Unidade de Suporte Básico (USB) este ano foi União dos Palmares, reforçando o atendimento na região da Zona da Mata alagoana. A entrega ao prefeito Kil Freitas foi realizada nesta quarta-feira (17), pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, durante cerimônia realizada na Base Descentralizada do município.

A equipe do Samu de União dos Palmares é composta por 12 socorristas, sendo condutores, técnicos de enfermagem e uma enfermeira. A nova USB está à disposição de 135.261 alagoanos que residem nos municípios de Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje e de União dos Palmares.

Segundo Christian Teixeira, titular da Saúde estadual, com as novas ambulâncias do Samu, a rede de urgência no Estado ganha um reforço na qualidade dos serviços prestados. "Fechamos o ano de 2017 entregando ambulâncias e 2018 começa da mesma forma, dando continuidade à renovação da frota, o que gera ainda mais qualidade para os serviços do Samu. Com isso, garantimos um atendimento pré-hospitalar mais ágil e seguro para a população, e mais conforto para os socorristas nessas novas viaturas”, afirmou.

A nova ambulância destinada a União dos Palmares faz parte do pacote de 40 viaturas adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado, onde cada veículo custou de R$ 194 mil. A USB é equipada com colares cervicais, prancha de imobilização, cilindros de oxigênio, um desfibrilador automático, medicamentos, além de um moderno sistema de rastreamento via satélite.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, em 2017 a Base Descentralizada de União dos Palmares prestou assistência para 540 moradores de Branquinha, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje e de União dos Palmares. “Os socorristas do Samu palmarino atendem principalmente pessoas com problemas de hipertensão, diabetes, além dos traumas, ocasionados por colisões de moto na BR-104”, informou.

Renovação da Frota

As novas ambulâncias do Samu já chegaram em 13 Bases Descentralizadas ligadas à Central Maceió. Além de União dos Palmares, já receberam novas ambulâncias as cidades de Viçosa, São Miguel dos Campos, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Com relação à Central Arapiraca, 15 municípios receberam os veículos. Além de Pão de Açúcar, já foram contemplados Batalha, Ouro Branco, Olho D´Água do Casado, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Mata Grande, São José da Tapera, Cacimbinhas, Inhapi, Campo Alegre, Piranhas e Penedo.

Ascom Sesau/AL


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.