OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2018

Saúde

12/06/2018 às 20:25

Moradores da Grota Senhor do Bonfim II são beneficiados com ações de saúde

Crianças são orientadas sobre os cuidados com a saúde bucal Crianças são orientadas sobre os cuidados com a saúde bucal

Mônica Lima

Os moradores da Grota Senhor do Bonfim II, na Chã da Jaqueira, em Maceió, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (12). Isso porque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou diversos serviços de saúde para a comunidade, dentro do projeto “Vida Nova nas Grotas”, que o Governo do Estado na capital alagoana.

Em clima de festa junina os moradores atenderam ao chamado e foram em busca dos serviços que estavam sendo realizados ao lado do palhoção, montado pela associação comunitária da Grota Senhor do Bonfim. À medida que as pessoas eram atendidas, a informação sobre os serviços se espalhava e mais gente aparecia para ser beneficiada.

A assessora técnica da Sesau, Elma Liliane, esteve acompanhando as ações e destacou a importância do projeto, que tem levado os serviços de saúde para perto dos moradores que residem nas comunidades carentes de Maceió. Ela acrescentou que as atividades do primeiro semestre foram encerradas nesta terça-feira (12), mas, serão retomadas na terceira semana de julho.

 Dona Maria das Neves aproveitou a ação para pegar hipoclorito de sódio (Foto: Olival Santos)

A aposentada Maria das Neves Bento estava entre os moradores que foram atendidos. “Geralmente não tenho tempo de ir ao um posto de saúde, porque fico com os meus netos e, ao saber desse serviço, aproveitei para verificar a pressão e fazer o teste de glicemia”, frisou, acompanhada do neto de cinco meses, Estevam Nicholas.

Aos 90 anos, Maria de Jesus Melo também resolveu ir em busca dos serviços. A aposentada afirmou que não se descuida da saúde e, sempre que tem oportunidade, vai aos postos de saúde. Ela aproveitou a oportunidade para verificar a pressão e tomar vacina. “Também aproveitei para ter orientações sobre os cuidados com a água, visando evitar criadouros do mosquito [Aedes aegypti], transmissor da dengue, zika e chikungunya”, relatou.

 Maria de Jesus aferiu a pressão durante o Vida Nova nas Grotas (Foto: Olival Santos)

“Quando fiquei sabendo que iria ocorrer o “Vida Nova nas Grotas”, através da associação dos moradores, logo cedo saí de casa, para ter acesso aos serviços, para mim e meu filho. Aqui na Grota Senhor do Bonfim é difícil para mim ir ao posto de saúde”, revelou Maria Aparecida dos Santos, que estava com o filho Erik Rian dos Santos, de cinco meses.

Durante a ação, os moradores tiveram acesso a orientações sobre saúde bucal e um insetário estava exposto para a população verificar a evolução do mosquito transmissor da dengue. Também houve distribuição de hipoclorito de sódio e adultos e crianças foram vacinados contra hepatite A, B e C, poliomielite, rotavírus e meningite.


Ascom Sesau

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.