OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

21/01/2019 às 18:19

Equipe da Vigilância Epidemiológica descarta surto de diarreia em Arapiraca

Para se configurar um surto de diarreia, Ana Lúcia Alves Lima, assistente social e coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, explica que há alguns fatores que devem ser avaliados. É a partir deles, monitorados pela Secretaria de Saúde, que a equipe técnica do município chega a conclusão de que, no momento, não há registro de surto de diarreia em Arapiraca, apesar de casos chegarem a unidades de saúde.

De acordo com a coordenadora, pode ser considerado um surto, se durante uma semana for registrado um número anormal de casos de diarreia aguda e os pacientes apresentarem os seguintes pontos em comum: sintomas clínicos semelhantes (diarreia aquosa ou sanguinolenta);  vivem na mesma área ou lugar; se comeram a mesma comida (por exemplo, numa cerimônia); partilham o mesmo abastecimento de água; e se há um surto na comunidade vizinha.

Monitoramento

O trabalho de monitoramento das doenças diarreicas agudas é realizado, semanalmente, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais, processo de acompanhamento do comportamento da enfermidade, na busca por alterações que possam se configurar em surtos ou epidemias.

“São coletados, consolidados e analisados os dados de faixa etária mais acometida, procedência, data do início dos primeiros sintomas, da procura ao serviço e do plano de tratamento adotado para o tratamento, com o objetivo de recomendar medidas de prevenção, controle e avaliação do impacto das ações desenvolvidas. E, ainda, evitar a propagação doença e, principalmente, a ocorrência de óbitos”, destacou a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

IMG_0490

Ana Lúcia, coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca

A doença

É uma síndrome clínica de diversas etiologias que se caracteriza por alterações do volume, consistência e frequência das fezes, mais frequentemente associada com a liquidez das fezes e o aumento no número de evacuações. Com grande frequência costuma ser acompanhada de vômitos, febre, cólicas e dor abdominal.

No geral, é autolimitada, com duração de 2 a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.

Transmissão

O modo de transmissão pode ocorrer pela via oral ou fecal-oral, sendo específico para cada agente etiológico. Pode ser de modo direto, através da ingestão de água e alimentos contaminados; contato com objetos infectados, a exemplo de utensílios de cozinha, acessórios de banheiros equipamentos hospitalares; ou pessoa a pessoa – mãos contaminadas – e de animais para as pessoas.

Os manipuladores de alimentos e os vetores, tais como as moscas, formigas e baratas, podem contaminar, principalmente, os alimentos e utensílios. Locais de uso coletivo, a exemplo das escolas, creches, hospitais e penitenciárias apresentam maior risco de transmissão.

Serviço de Saúde

Segundo Ana Lúcia Alves, faz-se necessário procurar o serviço de saúde mais próximo da residência para avaliação médica, orientações da equipe multiprofissional, bem como a utilização dos sais de reidratação oral e hipoclorito para o tratamento da água para o consumo, disponíveis nas UBS.


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.