OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

22/02/2019 às 17:55

Sesau capacita técnicos de 21 municípios sobre tratamento de fumantes

Durante capacitação, Vetrúcia Teixeira evidenciou os males do tabagismo Durante capacitação, Vetrúcia Teixeira evidenciou os males do tabagismo

Fabiano Di Pace

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), por meio de Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, uma capacitação para tratamento de fumantes. O treinamento, que ocorreu no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, contemplou 43 profissionais de 21 dos 102 municípios alagoanos.

A iniciativa buscou preparar os profissionais da saúde para atuarem no combate ao vício em tabaco e na assistência ao fumante. Segundo a coordenadora do programa, Vetrúcia Teixeira, a capacitação reuniu médicos, sociólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e outros. “A preparação dos profissionais para a assistência dos fumantes é essencial à diminuição nos índices de consumo do tabaco, que é responsável por diversas doenças graves, como câncer de pulmão e tantas outras”, destacou.

A participação de 17 médicos na capacitação, segundo a coordenadora, foi muito importante. Ela citou, como exemplo, a utilização do Bupropiona, “um antidepressivo que pode ser prescrito para auxiliar no abandono do vício do tabaco e que só pode ser distribuído para municípios que possuam médicos capacitados em atendimento antitabagista”, salientou Vetrúcia Teixeira.

Programação

Durante a capacitação estão sendo tratados temas importantes como política mundial, nacional e municipal de controle de tabagismo. Apoio medicamentoso, doenças relacionadas ao tabaco, fatores que dificultam o processo para parar de fumar, estiveram entre os temas abordados durante os dois dias de capacitação.


Ascom Sesau


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.