OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

19/05/2017 às 08:58

Usuários utilizam bilhetagem eletrônica implantada em ônibus metropolitanos

Vale Transporte Eletrônico foi implantado em toda a frota da Veleiro, composta por 46 ônibus que transportam diariamente cerca de 12 mil passageiros em 378 viagens - Ascom/Arsal Vale Transporte Eletrônico foi implantado em toda a frota da Veleiro, composta por 46 ônibus que transportam diariamente cerca de 12 mil passageiros em 378 viagens - Ascom/Arsal

Vanessa Alencar

O novo sistema de bilhetagem eletrônica implantado em linhas de ônibus metropolitanas entre Rio Largo e Maceió foi apresentado oficialmente à população nesta quinta-feira (18), pela Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado (Transpal) e pela empresa Veleiro, com a supervisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).

Além de usuários do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, empresários, políticos e representantes de empresas e órgãos cujos funcionários já utilizam a bilhetagem eletrônica, a exemplo da Infraero, acompanharam a apresentação e a demonstração do sistema, durante evento ocorrido no Sest/Senat, no Murilópolis.  

O Vale Transporte Eletrônico foi implantado em toda a frota da Veleiro, composta por 46 ônibus que transportam diariamente cerca de 12 mil passageiros em 378 viagens, nas linhas: Rio Largo/Maceió (via Mata do Rolo); Rio Largo/Maceió (via Gustavo Paiva); Rio Largo/Terminal Rodoviário (pela Via Expressa); Aeroporto/Ponta Verde; Cruzeiro do Sul/Centro e Conjunto Jarbas Oiticica/Centro.

A diretora-executiva da Arsal, Patrícia Medeiros, parabenizou a empresa pela iniciativa e destacou a importância da bilhetagem na área de segurança pública e para a fiscalização da Agência.

“Com o novo sistema, acompanharemos em tempo real dados como número de passageiros, cumprimento de horários e itinerários, entre outros pontos. A tecnologia implantada irá facilitar o estudo de demandas e nos dará as informações necessárias para cobrar a prestação de um melhor serviço à população”, explicou.

No auditório, Michel Bedê, diretor da empresa Tacom, responsável pelo programa, fez uma breve apresentação do sistema operacional, frisando que, além de trazer mais praticidade, conforto e segurança para os usuários, paralelamente o sistema permite ainda a visualização dos veículos e das ocorrências em tempo real, apontando o trajeto e sinalizando possíveis atrasos, desvio de rotas, excesso de velocidade e paradas fora dos pontos.

Passagem liberada

Após a apresentação, os convidados seguiram até o pátio do Sest/Senat, onde puderam conhecer e utilizar o sistema instalado em um coletivo da empresa.

Um dos primeiros a testar a nova tecnologia foi o subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Cícero Silva. Depois de passar o cartão no validador e ter a passagem na catraca liberada automaticamente, o militar disse que a bilhetagem eletrônica deve ajudar o trabalho da polícia. “Espero que o projeto seja ampliado para outros usuários e adotado por outras empresas”, pontuou.

Presentes ao evento, a diretora-executiva da Arsal, Eliane Merten e o vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta, também testaram o sistema, acompanhados de passageiros e servidores da empresa e dos órgãos envolvidos no lançamento.

Inicialmente, o Vale Transporte Eletrônico será comercializado apenas com pessoas jurídicas interessadas em incluir seus funcionários no programa, mas, posteriormente será ofertado a todos os passageiros, inclusive por meio de cartões eletrônicos específicos, com biometria facial, para estudantes, idosos e outros beneficiários de gratuidade ou desconto.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.