OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Notícias

28/08/2016 às 07:33

Piscinas naturais de Maragogi são destaque no turismo sustentável

Exemplo implantado em Maragogi está em pé de igualdade com o tamanho da beleza daquele mar. Foto: Itawi Albuquerque Exemplo implantado em Maragogi está em pé de igualdade com o tamanho da beleza daquele mar. Foto: Itawi Albuquerque

 Marcel Leite

O Ministério do Turismo apresentou o Mapa de Sustentabilidade do Turismo para as três grandes entidades do setor - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar), Agência Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). E como não poderia ser diferente, o Estado de Alagoas está sendo representado pelas piscinas naturais de Maragogi.

A ferramenta possibilita que o turista tenha acesso a um mapa georeferenciado, onde podem ser encontrados dados e informações das iniciativas vencedoras de todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece boas práticas relacionadas ao tema no setor. É permitido ver a categoria, o ano da premiação e a descrição das ações premiadas, juntamente com os contatos dos empreendimentos.

“Além de disseminar e incentivar a adoção de práticas sustentáveis aos empresários do setor, o mapa é uma fonte de consulta do turista que busca viajar com responsabilidade. O país que é considerado número um em atrativos naturais, precisa ter esforço redobrado para cuidar desse patrimônio natural”, disse Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável do MTur.

Em 2014, a inciativa do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau foi premiada por garantir a conservação dos recifes coralígenos e de arenito, preservando a sua fauna e sua flora, além de ordenar o turismo ecológico, científico, cultural e as atividades econômicas da região, enquadrando-as nos critérios de conservação ambiental.

“O trabalho que vem sendo feito aqui é sensacional. Em 2008, as piscinas naturais recebiam 2500 pessoas por dia, muitas vezes sem nenhuma fiscalização, o que somente desgastava a região. Hoje, reduzimos o número de visitantes para 720, entre turistas e tripulantes, além de termos implantado um sistema de rodízio de barcos. Todas as soluções foram pensadas em grupo, envolvendo todos os atores do turismo local. As piscinas serem premiadas e, sobretudo, fazerem parte do Mapa de Sustentabilidade do Turismo é uma grande honra!”, disse Vergínia Stodolni, presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau.


Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.