OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

14/10/2018 às 15:42

Maragogi: um destino turístico em desenvolvimento

Parceria entre Sebrae em Alagoas e Prefeitura de Maragogi vem fortalecendo a gestão dos negócios locais Parceria entre Sebrae em Alagoas e Prefeitura de Maragogi vem fortalecendo a gestão dos negócios locais

Apostando no empreendedorismo para o desenvolvimento de Maragogi, o Sebrae em Alagoas, em parceria com a Prefeitura do município, vem realizando ações que estão fortalecendo, cada vez mais, os pequenos negócios nessa cidade, que já tinha um grande potencial empreendedor, mas que ainda precisava de práticas para potencializá-lo. Essa parceria foi criada no início de 2016 para aumentar os conhecimentos dos empresários, gerando crescimento e mais desenvolvimento local.

Já é possível enxergar que os comportamentos, as habilidades empreendedoras e a gestão dos negócios são o pilar fundamental para a sustentabilidade das micro e pequenas empresas da região, além de serem responsáveis por potencializar os sonhos dos novos empreendedores que tenham interesse em iniciar um negócio.

De acordo com Pauline Reis, analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas, já foram realizadas duas edições do Empretec, várias Oficinas SEI, os cursos ‘Como desenvolver uma empresa de sucesso’ e ‘Planejamento Estratégico Intermediário’, entre outros. Ela ainda destacou a importância da parceria com a Prefeitura e outras instituições para o grande caso de sucesso que se tornou o município de Maragogi, como um todo.

“A situação atual de Maragogi é incrível. É perceptível o fortalecimento do empreendedorismo na região. A parceria e o trabalho em conjunto que vêm sendo realizado foi o que culminou nisso. Nós já promovemos vários cursos e temos prospectado consultorias e orientações in loco. A nossa ideia é que isso aconteça de forma contínua”, frisou a analista. 

Histórias de sucesso: experiências empreendedoras

O município de Maragogi é um dos grandes destaques turísticos do estado de Alagoas e vive em constante crescimento. É justamente por essa crescente que o Sebrae em Alagoas vem apostando em Maragogi, o que reflete no sucesso de vários negócios da região, que vêm passando por mudanças positivas e atraindo cada vez mais os turistas para visitação no município. Paralelo a isso, os próprios empresários começaram a criar uma rede de relacionamento constante, na qual formatam parcerias entre eles para o fortalecimento em conjunto.

Pousada ‘O Caribe de Maragogi’

Transformação. Essa é a palavra que os sócios da ‘Pousada O Caribe de Maragogi’, Horácio Lisa e Gabriella Silva, encontraram para definir o momento vivido pelo estabelecimento comercial. Quando eles decidiram entrar como sócios da pousada, ela era reconhecida como uma das piores da região. Em apenas um mês de gestão, Horácio e Gabriella conseguiram reverter esse quadro. Somente há três meses com a nova gestão, a mudança já é perceptível.

“A transformação foi algo muito radical. Nós passamos da pior pousada para a melhor e mais indicada nos sites de turismo. Isso foi fantástico, e o Sebrae teve papel fundamental. Nós não imaginávamos que íamos conseguir isso em tão pouco tempo, por isso nos surpreendemos muito. Em apenas um mês, entramos no ranking das 10 melhores pousadas de Maragogi”, disse Horácio.

O sócio frisou a importância do Sebrae nessa transformação e o quanto todo conhecimento adquirido mudou a concepção que ele tinha. “Antes, eu pensava que não era necessário fazer um curso do Sebrae; achava que já sabia de tudo ou o suficiente. E, sinceramente, tudo começou como uma brincadeira. Tínhamos muitas ideias, mas depois percebemos que a gente não estava agindo da maneira correta. Participamos de todos os cursos do Sebrae realizados aqui em Maragogi e começamos a colocar em prática todo o conhecimento aprendido”, contou.

De acordo com Gabriella Silva, além de todo conteúdo compartilhado nos cursos, foi proporcionado também muito networking local, que os fez enxergar o outro não como concorrente, mas como parceiro para unir forças para o desenvolvimento do município como um todo. “Essa união foi tão grande que nós mesmos nos reunimos e promovemos ações. Por exemplo, como o Horácio é da Argentina, ele fala um espanhol fluente. Então, pensamos e vamos realizar um minicurso de atendimento em espanhol. Isso é bem legal”, revelou.

Os sócios ainda destacaram as várias metas de curto, médio e longo prazo para fortalecer a qualidade do atendimento e da estrutura. “Nós tínhamos ideias, mas não tínhamos direção. Hoje, temos todo um planejamento estratégico de expansão da pousada. E vem dando certo porque estudamos e estamos nos preparando”, pontuou.

Império do Marisco

Quem também teve seu negócio transformado foram os empreendedores José Luiz e Girlane Lúcia, proprietários do ‘Restaurante e Bar Império do Marisco’, localizado no povoado de São Bento, no município de Maragogi. Eles revelaram que foram muitas as dificuldades encontradas no início, no entanto, após conhecerem o Sebrae, a vida do casal mudou.

“O Sebrae foi para nós aquela luz no fim do túnel que fez o nosso negócio crescer. Trabalhamos há 10 anos nesse segmento, mas foi a partir de um ano para cá – que é o tempo que estamos sendo atendidos pela instituição – que tudo mudou. E mudou para melhor. São muitas ideias que temos e precisamos apenas de mais um pouco de recursos para fazer acontecer. Uma delas é a ampliação do restaurante para uma pousada, como um primeiro andar. É apenas um dos planos que foram despertados por meio do Sebrae, através dos cursos e das oficinas realizadas em parceria com a Prefeitura de Maragogi”, contou Luiz.

Pousada Camping e Chalés Beira Mar

Com o desenvolvimento local, o turismo vai crescendo em Maragogi e traz junto outro caso de sucesso: a ‘Pousada Camping e Chalés Beira Mar’, que fica localizada na Praia de Barra Grande, em Maragogi. O camping ainda não tem uma estrutura muito grande: cabem cerca de 25 barracas. O espaço tem grama, pontos de energia e chuveirões. Também conta com quatro chalés (cada um é uma casa onde cabem até 10 pessoas).

A proprietária da pousada, Celivalda Thomas, também fez questão de falar o quanto o Sebrae foi importante para seu negócio. Ela contou um pouco da história desde o início, há 10 anos. “Nós morávamos em Maceió e resolvemos comprar um terreno no Litoral Norte para morar, não para ter um negócio. Não era o nosso objetivo, e só cinco anos depois tivemos a ideia de fazer a área do camping. Isso foi crescendo, e agora nossa meta é expandir ainda mais e dar mais conforto aos nossos clientes. É claro que não posso deixar de falar do Sebrae, pois, assim que a ideia surgiu, procuramos a instituição, nos formalizamos e, sempre que possível, participo das capacitações oferecidas”, concluiu.

Para o prefeito Sérgio Lira, os empresários do turismo de Maragogi precisavam ser capacitados por uma instituição como o Sebrae, que estimula os empreendedores. “O nosso principal objetivo é incentivar o empreendedorismo no município, desde as crianças até os adultos, que são aquelas pessoas que conseguem absorver esses conceitos e colocá-los em prática. Além da parceria com o Sebrae, nós também trabalhamos junto com o Banco do Nordeste. Isso tem sido bastante positivo para o nosso desenvolvimento local. E, sem dúvidas, é apenas um começo de evolução da nossa gestão”, afirmou.

Ainda de acordo com o prefeito, existe hoje no município o Centro de Atendimento ao Empreendedor e Trabalhador (CAET), que busca planejar e fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, é uma forma de reconhecer o valor dos trabalhadores que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Maragogi.

Maria Rhannubia, Agente de Desenvolvimento Local e responsável pela Sala do Empreendedor de Maragogi, enfatizou que um dos termômetros utilizados para perceber essa mudança de mentalidade é a grande procura ao CAET e à Sala do Empreendedor.

“A procura da população por esses dois espaços tem sido intensa. Eles estão cada vez mais buscando se profissionalizar, e isso é enriquecedor para o desenvolvimento de Maragogi. Só temos motivos para festejar, principalmente, por se tratar de um trabalho levado a sério, que estamos colhendo os resultados a cada dia. É tempo de capacitar o profissional, pois o mercado exige pessoas qualificadas e atualizadas, e um de nossos objetivos é este: ajudar”, garantiu Maria Rhannubia.

Com a proposta de desenvolver ações que também garantam o turismo sustentável na região da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, representando seus associados na geração de negócios e na promoção do destino no mercado nacional e internacional, Renato Lôbo, diretor-executivo da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, também frisou a relevância dessa parceria com o Sebrae.

“Nós trabalhamos com um modelo de negócio institucional que parte da perspectiva da gestão da governança descentralizada horizontal, ou seja, articulando com vários outros parceiros, dentre eles, o Sebrae, que já vem trabalhando conosco desde a formação da associação. Com isso, a gente pode cada vez mais fortalecer o ambiente de negócios, pois a nossa estrutura está alicerçada na perspectiva de trabalhar a promoção do destino e as iniciativas direcionadas à unidade de conservação”, finalizou Renato. 

Fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.