OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

21/02/2019 às 18:34

Prefeitura de Maceió alinha calendário de eventos com trade turístico

Prefeitura e trade turístico alinham calendário de eventos para 2019. Foto: Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur Prefeitura e trade turístico alinham calendário de eventos para 2019. Foto: Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

Bárbara Pacheco

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), apresentaram ao trade turístico alagoano o calendário de eventos da Prefeitura de Maceió previsto para este ano. O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (21) no Maceió Mar Hotel, reuniu entidades privadas ligadas ao setor e gestores públicos municipais para alinhamento de agendas e ações culturais de apelo turístico, que devem ser fortalecidas como produtos do destino.

Além do calendário da Fmac, o encontro discutiu melhorias estruturais, ideias e estratégias de divulgação dos eventos voltados para turistas e maceioenses, bem como ações de fortalecimento da cultura local, em especial dos grupos de cultura popular. A reunião também marcou o lançamento do  vídeo promocional do Natal dos Folguedos, produzido pela Semtur em parceria com o trade turístico. O evento, realizado em nove datas, ganhou maior visibilidade no ano passado com uma extensa e gratuita programação cultural, decoração natalina e iluminação na orla da cidade.

De acordo com o titular da Semtur, Jair Galvão, Maceió precisa potencializar o calendário turístico e apostar nos eventos culturais como novos produtos do destino. “Além das inúmeras belezas naturais, a capital alagoana é dotada de grande riqueza cultural, que precisa ser melhor aproveitada na promoção do destino. A proposta para que consigamos capitalizar os eventos em campanhas promocionais junto a parceiros comerciais é a integração entre as entidades de turismo, cultura, comunicação e educação”, avaliou o secretário.

Encontro entre Prefeitura e trade turístico aconteceu no Maceió Mar Hotel. Foto: Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

Entre os eventos de grande apelo turístico apresentados pela Prefeitura de Maceió, estão o Xangô Rezado Alto, as Prévias Carnavalescas, Carnaval, São João, Festival Bumba Meu Boi, Forró de Vera, Vamos Subir a Serra, Saurê Palmares, Festa das Águas, Natal dos Folguedos e Réveillon.

O momento, segundo o presidente da Fmac, é de unir esforços entre os setores público e privado para que a cultura local ocupe lugar de destaque entre os atrativos turísticos da cidade. “A cidade tem grande valor histórico e cultural e, com o apoio da iniciativa privada, podemos dar maior visibilidade aos eventos que são verdadeiros espetáculos cenográficos e ressaltam as tradições do nosso povo, a exemplo do Natal dos Folguedos, que teve apoio do trade e foi um sucesso na cidade, principalmente do ponto de vista turístico”, explicou.

Também presente na reunião, a secretária de Comunicação, Eliane Aquino, se colocou à disposição das entidades para traçar estratégias de divulgação dos eventos. “Espero que esse grupo se torne um instrumento de resultados, de valorização da cultura local e projeção deste atrativo para os maceioenses e turistas que escolhem visitar a cidade”, disse.

Secretária de Comunicação, Eliane Aquino, presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, e secretário de Turismo, Jair Galvão, representaram Prefeitura no encontro. Foto: Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

A ideia, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Milton Vasconcelos, é “transformar o potencial cultural de Maceió em um produto turístico, além de trazer a cadeia de vendas para perto dessas ações, fortalecer a divulgação e a integração entre as diversas entidades e órgãos envolvidos”.

Participaram do encontro, além da Semtur, Fmac, Secom e ABIH-AL, representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Sebrae/AL, Maceió Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas e Associação Brasileira de Agentes de Viagem em Alagoas.




Ascom Semtur

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.