Opinião: Está chegando a hora de mostrar o apoio ao futebol feminino

Smack Neto
A FAF está com inscrições abertas para a 2ª Copa Rainha Marta. A competição, organizada em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é a principal competição do futebol feminino no Estado de Alagoas, que revelou Marta, a maior jogadora da modalidade de todos os tempos.
A proximidade da competição me faz lembrar o clima de comoção com a modalidade no período das Olimpíadas. Enquanto o futebol masculino tinha dificuldades de engrenar no início da competição, as meninas brasileiras apresentaram um belo futebol, empolgando os torcedores.
A mobilização em torno das atletas da seleção, especialmente nas redes sociais, me fez questionar justamente a maior crítica que as pessoas fazem ao futebol feminino: a falta de apoio. As mesmas pessoas, que por motivos que não cabe a mim julgar, que cobram apoio do “governo”, do “empresário” e da “Federação” dão o seu apoio a modalidade?
Pare e pense: quantos jogos de futebol feminino você já viu no estádio? Se você já viu algum, esse jogo era da seleção ou de clubes? Caso tenha sido de clubes, você pagou ingresso por isso?
Os 3 questionamentos acima refletem que a falta de apoio começa do próprio público que cobra o apoio. Como as pessoas querem cobrar um apoio da iniciativa privada se os empresários não enxergam nenhum retorno ao apoiar a modalidade? Qual rede de televisão toparia transmitir um campeonato que não dá audiência nenhuma, consequentemente, não terá anunciantes?
Chegou a hora dos que pedem apoio saírem de casa pra apoiar. A Copa Rainha Marta pode ser uma boa oportunidade para isso.
Em tempo: O conselho arbitral da competição será realizado no próximo dia 09 de novembro. Lá serão definidas as datas da competição, que o site AL1 irá divulgar e realizar a cobertura da competição.