VÍDEO: CSA empata contra o Volta Redonda e decide título no RJ
Azulão teve boas chances para marcar, mas falhou nas finalizações e ficou no zero

Smack Neto
A torcida lotou o Rei Pelé, empurrou o Azulão mas a equipe acabou ficando no 0x0 com o Volta Redonda na primeira final do Campeonato Brasileiro da Série D. Com o resultado, a partida de volta, no próximo sábado (1), o Volta Redonda joga por uma vitória simples para conquistar o título, assim como o CSA. Empate sem gols leva a decisão para as penalidades, enquanto a igualdade com gols dá o título ao Azulão do Mutange, pelo critério de gol marcado fora de casa.
O jogo foi tenso, como toda boa final deve ser. O CSA teve boas chances para marcar, mas acabou pecando nas finalizações e esbarrou na forte defesa da equipe fluminense. Ainda assim, o Voltaço também ameaçou em alguns contra-ataques e obrigou o goleiro Pantera a realizar boas defesas para garantir o zero no marcador.
Após a partida, o meia Bismarck considerou o resultado como positivo, tendo em vista a possibilidade de empatar com gols para se sagrar campeão:
- O resultado foi bom pra gente, se fizermos um gol lá, conquistaremos o título. Em um jogo equilibrado, isso conta. O jogo lá deve ser equilibrado como foi aqui.
O JOGO
O CSA começou a partida imprimindo um ritmo forte, tentando sufocar o adversário. A equipe buscou repetir o início avassalador que marcou a campanha do Azulão na série D, principalmente nos confrontos eliminatórios, mas acabou esbarrando no sistema defensivo bastante fortalecido da equipe do Volta Redonda. A equipe fluminense tinha a proposta de explorar os contra-ataques e chegou com perigo logo aos 10 minutos, em boa jogada de Osmar.
Aos poucos, a equipe Azulina foi tomando conta da partida e mostrando superioridade. A equipe arriscava chutes de fora da área com Marcos Antônio e Panda, além de jogadas trabalhadas pelo meio. Mas a melhor oportunidade do CSA na primeira etapa foi com Obina, que livre, tentou encobrir o goleiro mas acabou mandando a bola no travessão. Na sobra, Didira desperdiçou o que seria o primeiro gol. O restante do primeiro tempo o CSA continuou pressionando, mas não conseguiu marcar.
Na segunda etapa, o jogo voltou a ficar nervoso. No início o CSA desperdiçou mais uma grande oportunidade com Didira, com o goleiro Mota fazendo grande defesa. A partir daí, a cada minuto que se passava os jogadores Azulinos pareciam mais tensos e o Volta Redonda mais solto para gostar do jogo. Dija Baiano, um dos artilheiros do Voltaço, começou a incomodar e por duas vezes quase marca o gol dos visitantes, mas Pantera conseguiu segurar.
Aos 20 minutos, o CSA teve a grande chance na segunda etapa. Panda recebeu na área livre, dominou e bateu, mas não conseguiu marcar o gol. Após o susto, o Volta Redonda voltou a se retrancar, e o CSA não conseguiu criar mais nenhum grande lance de perigo de forma ordenada. A tensão em buscar uma vantagem parecia fazer com que os erros surgissem aos montes. No final, o Azulão ainda buscou o gol na base do abafa, mas o resultado não veio.
FICHA TÉCNICA
CSA 0 X 0 VOLTA REDONDA
25 de setembro de 2016
Estádio Rei Pelé, Maceió, 19h
Arbitragem: Jaílson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias (BA) e Vidal Pereira de Oliveira (BA)
CSA: Pantera; Kelvin, Leandro Souza, Leandro Cardozo e Rayro (Rafinha); Panda, Marcos Antônio, Didira, Bismarck (Azul) e Katê (Marcelo Nicácio); Obina. Técnico: Oliveira Canindé
Volta Redonda: Mota; Osmar, Daniel Felipe, Gilberto e Cristiano; João Cleriston (Douglas), Marcelo, Pernão; Dija Baiano (Ayrton), Marcos Júnior (Michel) e David. Técnico: Felipe Surian
Amarelos: Katê (CSA), Gilberto (VR), Obina (CSA),