Cine Misa comemora o Dia da Consciência Negra
Filmes selecionados estarão em cartaz do dia 9 a 30 de novembro
Camila Amaral
Aproveitando o mês de comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Cine Misa selecionou filmes que façam alusão ao negro e sua história. As sessões ocorrem dia de quarta-feira, às 12h30, no Museu de Imagem e Som de Alagoas (Misa). A entrada é gratuita.
O primeiro filme a ser transmitido, no dia 9, é Cafundó, com direção de Paulo Betti e Clovis Bueno. O longa teve seu ano de lançamento em 2005 e conta a história da lenda do Preto Velho. A história é retratada na época de escravidão e o protagonista é José de Camargo, escravo que se livra da senzala e anseia por viver em liberdade.
Já na quarta-feira, 16, o filme em cartaz é Ó Paí Ó, com direção de Monique Gardenberg e lançado em 2007. Com elenco repleto de estrelas como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Dira Paes, entre outros, a história se passa no carnaval e conta como é viver entre diversão e conflitos dentro de um cortiço no centro histórico do Pelourinho, em Salvador.
No dia 23, o documentário Estamira será apresentado. Com direção de Marcos Prado e lançado em 2006, a história retratada é sobre a vida de Estamira Gomes de Souza, uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais e trabalha em um aterro sanitário no Rio de Janeiro.
E no dia 30, último dia do projeto, será exibido mais um filme com Lázaro Ramos no elenco. O longa é Madame Satã, com direção de Karim Aïnouz e lançado em 2006, o plano de fundo da história é o bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, onde vive João Francisco, artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos.
Misa
O Museu da Imagem e do Som está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O espaço é aberto ao público de terça à sexta-feira, das 8h às 17h, e nos finais de semana e feriados, das 13h às 17h. Visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência.
Outras informações: 82 3315-7882.