Alagoas é o estado homenageado na Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original
Mariana Lima
Nesta quinta-feira (20), o Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo, vai abrir as suas portas para 320 artesãos de todo o país na Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, com suas obras e saberes tradicionais. Porém, uma surpresa especial espera as 20 mil pessoas que deverão visitar o evento até o domingo (23): os 270m² do estande de Alagoas, grande estado homenageado desta edição da feira, ocupado por 17 artesãos, que viajam com apoio do Sebrae em Alagoas para a capital paulista.
A homenagem rende a Alagoas um espaço igual ao do estado anfitrião, São Paulo, porém com mais artesãos – todos os demais estados estão levando 12 representantes –, e foi uma decisão dos organizadores do evento, compostos pelo Sebrae Nacional e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Entre as razões indicadas estão a diversidade do artesanato alagoano, riqueza das tipologias, reconhecimento nacional e até internacional dos produtos e a própria gestão conjunta de Sebrae e PAB em Alagoas no trabalho de apoio e desenvolvimento dos negócios na economia criativa.
A participação na Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original é especialmente importante neste período de fim de ano, perto das compras/vendas de Natal, colocando as unidades produtivas de cada estado em contato com outros artesãos, empresários, lojistas, consumidores e futuros empreendedores. Isso contribui para aumentar o faturamento, competitividade e ainda ampliar a visibilidade dos pequenos negócios do ramo no mercado, especialmente o paulista.
“O grande foco da participação dos nossos artesãos é a possibilidade da abertura de um canal com lojistas e empresas de São Paulo, que é o maior demandante por artesanato no país, principalmente do Nordeste. É uma vitrine para venda, parcerias e prospecção de negócios. Além disso, tem as outras programações do evento, como palestras, oficinas e até as oficinas vivas, onde o artesão demonstra um pouco de sua arte ao vivo, e que também contarão com a participação de Alagoas”, explica Marina Gatto, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas e gestora local do Projeto Brasil Original.
As unidades produtivas que irão representar o artesanato alagoano foram escolhidas através de edital do PAB, de acordo com a tipologia trabalhada, qualidade do material e gestão do negócio, entre outros requisitos. Os selecionados foram: Maria Corá, Amor Caseado, Arlindo, André da Marinheira, Vânia Oliveira, Associação Pontos e Contos, Associação das Mulheres de Fibra, Associação das Artesãs de Feliz Deserto, Instituto do Bordado Filé (Inbordal), Dona Zicota, Luart, Cia de Bordados de Entremontes, Tati Barros, Coité Iluminado, Nena, Dona Irinéia e Fibrachã.
Todos eles vão participar da feira com passagens custeadas pelo Sebrae em Alagoas e hospedagem pelo Sebrae São Paulo (nesse caso, assim como todos os artesãos participantes). Para as oficinas vivas, demonstrações realizadas na Praça do Artesão, dentro da estrutura de 18 mil m² que o evento ocupará no Anhembi, constam na programação oficial do evento os alagoanos Maria Corá, com barro; André da Marinheira, com madeira; Nena, com barro; Associação Pontos e Contos, no bordado cheio; Associação das Mulheres de Fibra, com fibra da bananeira; Associação das Artesãs de Feliz Deserto e a palha da taboa; e Inbordal, para o bordado filé, primeiro produto do artesanato a conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG) no estado.
A economia criativa gera trabalho, renda e divisas em todo o mundo. Segundo dados do Sebrae São Paulo, o comércio mundial de bens e serviços criativos movimenta, por ano, mais de US$ 600 bilhões, sendo o artesanato um grande expoente nesse cenário. Mais informações sobre a Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, como programação e atrações, podem ser conferidas pelo site feiradeartesanato.sebraesp.com.br.
Algo Mais Consultoria e Assessoria