Brota na Grota promove inclusão social e visibilidade a maceioenses

Amanda Vieira
Desde que foi criado pelo prefeito JHC, em 2023, o programa Brota na Grota leva serviços públicos da Prefeitura de Maceió a 90 comunidades da capital alagoana com ações nas áreas de educação, saúde humana e veterinária, infraestrutura, estímulo ao empreendedorismo e iniciativas de empoderamento para as mulheres.
Desde o período, foram realizados 140 mil atendimentos, apenas na área da saúde humana, e mais de 42 mil voltados para os pets com consulta clínica e aplicação de vacinas antirrábica e vermifugação.
Na área de infraestrutura, as comunidades receberam obras de construção de escadarias, contenções para recuperação de acessos, pavimentação, área de lazer, convívio social e iluminação.
A Secretaria de Educação de Maceió promove inscrições na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, conhecida como Ejai, para pessoas interessadas a retomarem os estudos e terem acesso ao Ensino Fundamental, como a moradora do bairro Santos Dumont, Dona Creuza Maria da Conceição, 75 anos, que vai voltar para a sala de aula.
“Vou realizar meu sonho de voltar a estudar. Isso é uma alegria muito grande. Estive doente por muitos anos e não consegui estudar. Na infância, precisei trabalhar e não tive essa chance. Agora, estou matriculada no curso e vou estudar”, celebra emocionada.
A Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc) também atua levando serviços de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e ainda promove o projeto Rede Girassol, que distribui cordões de girassol para pessoas com deficiências ocultas.
Para as mulheres que querem abrir ou aprimorar o próprio negócio, a Semuc oferece orientações contábeis e, durante os períodos de inscrição do Banco da Mulher Empreendedora, técnicos da secretaria vão até as comunidades, para facilitar o acesso ao programa com esclarecimentos e a realização de inscrições.
A Semuc também promove nas comunidades, conscientização e atendimentos contra a violência doméstica, com escuta ativa, orientação e encaminhamentos para a rede de proteção. As mulheres também recebem orientações jurídicas, abrangendo desde casos de violência até questões relacionadas à mudança de nome de pessoas trans da comunidade LGBTQIAPN+, entre outras demandas.
Durante os atendimentos oferecidos pelo Brota na Grota, as moradoras de comunidades ainda têm acesso ao fortalecimento da autoestima, com serviços de cortes de cabelo, escova e maquiagem. As iniciativas transformam vidas, proporcionando acolhimento, autonomia e oportunidades reais de vida para quem mais precisa.