Notícias

Produção estudantil é destaque no HUPAA-Ufal

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza, pelo terceiro ano consecutivo, um evento especial em alusão ao Dia do Estudante. A iniciativa, promovida pelo setor de Gestão do Ensino e Pesquisa da instituição, transforma o hall de entrada do hospital em um espaço interativo de aprendizagem, cultura e integração entre universidade, comunidade e assistência à saúde. Para 2025, o Dia do Estudante está agendado para 12/08, no tradicional espaço de entrada do hospital.

A programação envolve estudantes, residentes e extensionistas, que montam estandes para apresentar atividades do cotidiano profissional nas áreas da saúde, além de projetos de extensão desenvolvidos em parceria com a UFAL. “É como se revivêssemos as feiras de ciências, no entanto, com uma possibilidade diferenciada, para que os usuários que transitam pelo hospital e os colaboradores possam conhecer o que cada profissão executa na assistência prestada diuturnamente aos nossos pacientes”, explica Mônica Assunção, chefe do Setor de Ensino do HUPAA-Ufal/Ebserh. Para 2025, os programas de residência médica – ginecologia e obstetrícia, pediatria e dermatologia – integram as atividades do evento.

A programação contempla, por exemplo, ações da Educação Física, com aferição de peso e estatura, realização de testes físicos dos usuários, além de novidades para este ano: “Vamos colocar um palco para que as pessoas se inscrevam previamente e mostrem que seu talento vai além dos livros. Cada ano a gente traz uma inovação”, complementa a gestora. A ação citada faz parte do espaço da fama GEP, em que a comunidade estudantil pode apresentar outros talentos para além das habilidades acadêmicas, seja música, dança, teatro ou qualquer outra habilidade.

O Dia do Estudante no HUPAA-Ufal/Ebserh também traz visibilidade a projetos de extensão que humanizam o ambiente hospitalar e aproximam os alunos da prática profissional. O gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Amauri Barros, ressalta o papel da instituição como hospital-escola e sua missão formadora. “Nós somos um hospital de ensino, e a nossa grande missão é esta: formar quadros qualificados para a rede básica de saúde”, afirma.

Segundo ele, os projetos extensionistas são uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a vivência hospitalar, com destaque para iniciativas como o Sorriso de Plantão, que reúne mais de 100 estudantes de diversas áreas para levar alegria aos pacientes internados, e o Violino da Alegria, conduzido pelo curso de Música da UFAL, que realiza apresentações musicais nas unidades pediátricas. “Esses projetos maravilhosos buscam a integração da universidade com a comunidade e tornam os dias dos pacientes mais alegres”, completa Barros.

Com a proposta de unir conhecimento, cuidado e cultura, o evento do Dia do Estudante no HUPAA reafirma o compromisso do Hospital Universitário de Alagoas com a formação humanizada em saúde e com a transformação social por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Sobre a Ebserh

O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom HUPAA-Ufal