Programa de estudos técnicos busca melhorar o abastecimento de água em São Miguel dos Campos

Thyeres Medeiros
Começa esta semana um amplo programa de estudos técnicos e melhorias em 15 poços estratégicos para o abastecimento de água em São Miguel dos Campos. Com início já nesta segunda-feira (11) e conclusão até 1° de outubro, os trabalhos serão realizados em parceria com a empresa especializada Acquapoços, garantindo a aplicação das mais modernas técnicas de análise e diagnóstico.
“Este programa representa um investimento significativo na melhoria da infraestrutura de abastecimento de água da região, com o objetivo de otimizar a distribuição e garantir maior qualidade e regularidade no fornecimento para toda a população”, explica Carlos Roberto da Silveira, gerente de engenharia da Conasa Águas do Sertão.
A concessionária Conasa Águas do Sertão ressalta que, durante os trabalhos em cada poço, será necessária a interrupção completa do abastecimento por um período de três dias. De acordo com a empresa, este tempo é fundamental para que as equipes técnicas possam realizar uma sequência detalhada de procedimentos de análise.
"Apesar do transtorno temporário, estes trabalhos são necessários para verificar como estão as estruturas dos poços, saber qual é a quantidade máxima de água que cada um pode fornecer e obter informações para melhorar a distribuição de água e reduzir o desperdício", explica Carlos.
Os estudos começam com a drenagem da água e incluem verificação completa de como estão os poços, análise das tubulações internas, teste da capacidade de fornecimento de água e limpeza geral do sistema. Estes procedimentos são essenciais para identificar melhorias e garantir que cada poço funcione da melhor forma possível.
Cronograma detalhado e preparação da população
A concessionária está divulgando o cronograma completo com antecedência para que a população possa se organizar adequadamente durante os períodos de interrupção.
Além disso, caminhões-pipa oferecerão suporte durante os trabalhos que seguirão a seguinte programação:
* 11 de agosto: Poço 2 do Loteamento Edgar Palmeira Serraria
* 13 de agosto: Poço 1 do Loteamento Nova São Miguel Reservatório
* 18 de agosto: Poço 3 do Loteamento Edgar Palmeira Iramilton Leite
* 20 de agosto: Poço do Loteamento Nova São Miguel Praça
* 25 de agosto: Poço 3 do Loteamento Hélio Jatobá II Horácio
* 27 de agosto: Poço 1 do Loteamento Hélio Jatobá III Terreno
* 1 de setembro: Poço 2 do Loteamento Hélio Jatobá II Canteiro
* 3 de setembro: Poço 2 do Loteamento Hélio Jatobá III Canteiro
* 8 de setembro: Poço 1 do Loteamento Hélio Jatobá II (Reservatório)
* 10 de setembro: Poço 1 do Loteamento Jaci Clemente Terreno
* 15 de setembro: Poço 2 do Loteamento Jaci Clemente Reservatório
* 17 de setembro: Poço 1 do Coité de Baixo
* 22 de setembro: Poço 2 do Loteamento Rui Palmeira Avenida
* 24 de setembro: Poço 2 do Coité de Cima
* 29 de setembro: Poço 1 do Loteamento Buriti Reservatório
.jpg)
Para o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o Estado segue comprometido com o avanço do saneamento em Alagoas.
“Através do Mais Água Alagoas, monitoramos as operações das concessionárias, assegurando que o serviço prestado seja de qualidade e eficiente. Quando necessário, também investimos recursos públicos para apoiar esses trabalhos. Essa iniciativa é um exemplo claro de como a colaboração entre poder público e iniciativa privada é essencial para garantir que cada alagoano tenha acesso a um abastecimento de água regular e confiável", destacou o secretário.
Os clientes que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento da Conasa Águas do Sertão pelo telefone 0800 000 2122, disponível todos os dias por chamada de voz das 6h às 22h, e WhatsApp de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados, de 8h às 20h.