Notícias

Prêmio Destaques da Administração celebra a fundamental contribuição de tecnólogos e acadêmicos da área

Admª Aline Mariane de Faria e Tecnól. Bruno Antunes Moraes, profissionais homenageados na 2ª edição do Prêmio Destaques da Administração

A sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP recebeu, na última segunda-feira (11), a 2ª edição do Prêmio Destaques da Administração, que reconheceu publicamente a atuação de tecnólogos em gestão e acadêmicos da área que se destacam pela contribuição à profissão e ao ensino do país.

Realizado desde 2024 em parceria com duas das principais entidades de cada setor — o Centro Paula Souza - CPS e a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD — o evento reuniu autoridades, profissionais e representantes do meio acadêmico e reconheceu as trajetórias do tecnólogo Bruno Antunes de Moraes, egresso do curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec Tatuí e fundador da Divina Cafeína; e da Admª Aline Mariane de Faria, coordenadora do curso de Administração da FEI de São Paulo.

Entre as presenças de destaque, estiveram o vice-governador do Estado de São Paulo, Adm. Felicio Ramuth, dirigentes das entidades parceiras, colaboradores, conselheiros e membros dos Grupos de Excelência do CRA-SP, além de personalidades de relevância no cenário da Administração.

A abertura do evento ficou a cargo do presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, que ressaltou a importância de se reconhecer os diversos profissionais da área. “Com formações mais curtas e totalmente direcionadas, os tecnólogos atendem a uma necessidade urgente da sociedade, que é a rápida qualificação da força de trabalho brasileira. Já na área acadêmica, é inquestionável a importância dos docentes. São os professores e coordenadores de cursos os responsáveis pelo desenvolvimento daqueles que, muito em breve, estarão à frente do país, nas mais diferentes áreas”, comentou.

Em seguida, o vice-governador do Estado de São Paulo, ao citar os homenageados da cerimônia, lembrou a todos como a educação é uma ferramenta capaz de transformar a sociedade e como os empreendedores são essenciais para a economia, pois geram emprego e renda para suas comunidades. “A nossa missão e o nosso desafio é poder formar profissionais que tenham cada vez mais visão estratégica para que possam ir além do óbvio, com coragem para trabalhar em cima de dados, eficiência, organização e planejamento, ainda mais com as mudanças tecnológicas que vão mudando o nosso dia a dia”, disse.

Homenagens

Ao iniciar as homenagens, o presidente do Centro Paula Souza, professor Clóvis Dias, reforçou como a educação é capaz de transformar as pessoas. “Quando você conversa com um aluno no fim da sua formação, é possível perceber o quanto ele ficou ‘grande’ em relação ao mundo que ele enxergava, o quanto ele abriu o horizonte de uma forma que ninguém mais toma isso dele”, explicou.

Em seu discurso de agradecimento, Moraes agradeceu à Fatec Tatuí, aos seus professores e, em especial, a sua noiva Júlia, que iniciou o curso de Tecnologia junto com ele, já com o sonho de empreender. Ele falou dos desafios ao longo dos anos, do aprendizado adquirido e das ferramentas aprendidas que tanto os auxiliam no dia a dia. “Ano que vem a Divina Cafeína vai completar dez anos e desde quando começamos, todos os anos, com exceção da pandemia, a gente dobrou o faturamento, e isso se deve a todas as ferramentas que aprendemos lá na Fatec”, contou.

Ele ainda destacou o papel fundamental das pessoas em sua jornada. “A Divina hoje só é sucesso porque temos uma atenção muito especial com gestão e, principalmente, com gestão de pessoas, tanto dos nossos clientes quanto dos nossos funcionários, pessoas que fazem tudo isso acontecer. Estou muito feliz e quero dedicar esse prêmio a todos eles, que permitiram que eu estivesse aqui hoje”, agradeceu.

Já o presidente da ANGRAD, Edson Sadao, destacou a importância da iniciativa do CRA-SP que resultou na criação do prêmio, bem como os critérios técnicos utilizados por eles para a escolha do nome a ser homenageado. “O método é baseado em questões muito claras: todos devem ser formados em Administração, ter uma formação consistente e pertencer à instituições de excelência. Esses critérios já seriam suficientes, mas ainda consultamos todos os coordenadores de cursos de Administração do estado de São Paulo. No final, a professora Aline foi a escolhida, pois, apesar de muito jovem, ela já beneficiou e tem beneficiado muito o ecossistema da Administração, sendo hoje uma liderança dentro da área”, contou.

Ao relembrar diversos professores, desde a educação básica, que fizeram a diferença na sua formação, Aline também contou que fez parte dos primeiros grupos de estudantes beneficiados com o Prouni e que foi a primeira pessoa da sua família a concluir uma faculdade. “Minha família toda é da zona rural do sul de Minas e eu fui a primeira a estudar. Na época, ninguém sabia direito o que era Enem, o que era Prouni, eu descobri mais ou menos na van, indo fazer a prova. Ou seja, uma política pública transformou a minha vida e a vida da minha família”, relembrou.

Por fim, Aline contou como se descobriu docente e falou do orgulho da profissão. “Ainda na graduação eu comecei a dar aula de matemática para o ensino fundamental e ali eu decidi que queria ser professora, que queria ser igual aquele povo legal que eu estava conhecendo. Pra mim, nada melhor do que ajudar a transformar a vida dos meus alunos, assim como eu fui transformada também. Só tenho a agradecer”, disse.

Mais do que uma solenidade, o Prêmio Destaques da Administração se consolida este ano como um marco no reconhecimento e no incentivo aos profissionais de Administração, fortalecendo a integração entre o universo acadêmico e o mercado de trabalho e reforçando o papel estratégico da área no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Confira, em breve, no Canal A Serviço da Administração, a cobertura completa da cerimônia, bem como as entrevistas exclusivas com os homenageados desta segunda edição do Prêmio.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Ascom CRA-SP