Notícias

6º Prêmio CNAS Simone Albuquerque – 2025 terá apoio da Sudene

Iniciativas realizadas pelos Centro de Referência de Assistência Social podem concorrer ao prêmio | Secom/PMJ

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é uma das apoiadoras do 6º Prêmio CNAS Simone Albuquerque – 2025, lançado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar ações ou iniciativas inovadoras para a implementação e fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O edital pode ser acessado no link www.blogcnas.com, mesmo endereço para as inscrições, que podem ser feitas até 14 de setembro.

O Prêmio CNAS Simone Albuquerque premia ações e iniciativas em diferentes categorias, inclusive na de projetos de pesquisa e extensão universitária. Uma das novidades na edição de 2025 será a categoria que premia experiências de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na região Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (área de atuação da Sudene).

A iniciativa faz parte da articulação entre Sudene e a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) no sentido de incentivar e dar visibilidade às experiências exitosas do SUAS dentro da sua área de atuação. Para a socióloga Teresa Oliveira, analista técnica da Autarquia, o apoio ao prêmio é uma forma de contribuir para o reconhecimento e divulgação de práticas inovadoras no âmbito do SUAS.

“A Sudene tem atuado no fortalecimento do SUAS, por meio do Inova SUAS e, agora, com o apoio ao Programa Aprimora Rede +. Dessa forma, foi natural o convite para a construção desta edição do prêmio, com a novidade da inclusão da categoria que abrange a área de atuação da Autarquia. O prêmio visa a ampliação da difusão das boas práticas e a Superintendência irá contribuir também com a produção de cartilhas e divulgação das ações premiadas”, afirmou Teresa Oliveira.

O Prêmio CNAS Simone Albuquerque tem como objetivo reconhecer experiências exitosas em âmbito Municipal, Estadual e Distrital, que possam contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que em 2025 completa 20 anos. A premiação ocorrerá no âmbito da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 6 a 9 de dezembro em Brasília (DF) e terá como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

Ascom Sudene