Boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero é o tema da 11ª edição do Tendências & Soluções

Ana Beatriz Rodrigues
Dando continuidade ao Alagoas Lilás, campanha estadual de combate à violência contra a Mulher, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) lança a 11ª edição do Ciclo Tendências & Soluções, que vai abordar boas práticas na cobertura jornalística sobre violência de gênero.
A capacitação acontecerá no dia 21 de agosto, das 8h30 até às 12h, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que fica localizado na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, no bairro do Farol, em Maceió.
O ciclo de formação vai discutir o papel do jornalismo na agenda de gênero, abordando boas práticas da cobertura e apresentando ferramentas que apoiam a produção jornalística sobre gênero.
Para o secretário de Comunicação, Wendel Palhares, o momento é sempre de capacitar e tratar de temas relevantes para a sociedade. “Temos sempre a ganhar quando o jornalismo melhora a proteção das mulheres. Queremos ser cada vez mais cuidadosos com as mensagens que possam estimular algum tipo de violência ou reproduzir qualquer discriminação contra as mulheres. Nosso papel como secretaria é estimular uma sociedade mais equânime”, pontua.
Já a diretora de Relações Institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Carla Egydio, que é uma das palestrantes, destaca que o poder público é um dos principais agentes no compartilhamento de dados fundamentais para os debates públicos e, consequentemente, para a integridade da informação em qualquer assunto.
“Discutir boas práticas de cobertura de temas de violência de gênero é de extrema importância não só para jornalistas, mas para todos os profissionais da comunicação. A consistência das informações partilhadas por jornalistas e comunicadores pode ter impacto não apenas nos debates, mas também em políticas públicas nessa área. Eventos como esse são essenciais para pensar o potencial da comunicação como estratégia de combate à violência e na garantia de direitos de mulheres e meninas”, acrescenta Carla.
Também estarão presentes os jornalistas e especialistas no tema: Raissa França, da Agência Eufemea; Mari Leal, do AzMina; Lola Ferreira, colunista e escritora do Manual de Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher da UOL; e Beatriz Acciolly, do Instituto Natura.
Para participar desta edição, basta se inscrever neste link aqui. Vagas limitadas.
Confira a programação:
Abertura: Apresentação do evento abordando a importância da comunicação na agenda do Agosto Lilás.
Wendel Palhares - Jornalista e Secretário da Secom
Carla Egydio - Diretora da Ajor
Mesa de abertura: A cobertura de situações de violência contra a mulher: desafios e boas práticas.
Carla Egydio (Ajor) – Moderação
Raissa França (criadora da Agência Eufemea)
Mari Leal (Revista AzMina)
Lola Ferreira (Gênero e Número)
Beatriz Accioly (Instituto Natura)
Painel 1: Apresentação de ferramentas que podem apoiar a produção de conteúdos sobre combate à violência contra a mulher.
Case Revista AzMina
PenhaS e Mapa das Delegacias
Case Gênero & Número - Mapa da Violência do Senado Federal