Encanto Coral leva música clássica e popular a igrejas de Alagoas neste mês agosto

Nos dias 22, 23 e 24 de Agosto, as cidades de Viçosa, Paripueira e Arapiraca recebem o espetáculo Encanto Coral, uma celebração da Música Coral que promete emocionar e aproximar o público desse universo artístico. O projeto é realizado pelo Instituto de Cultura Ero Dictus (ICED), organização fundada em 2013 com a missão de democratizar o acesso à Música Clássica e difundir a Música de Concerto em Alagoas.
Com entrada gratuita em todos os concertos, o Encanto Coral se apresentará no dia 22 às 20h, na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus do Bonfim, Viçosa. Dia 23/08, às 18h, a apresentação acontece na Paróquia de Santo Amaro, na cidade de Paripueira e encerrando a turnê na cidade de Arapiraca, o espetáculo acontece no dia 24/08 às 18h, na Igreja São José.
A proposta vai além da performance: cada apresentação contextualiza as obras, promove interação entre coralistas e plateia e estimula o sentimento de pertencimento, protagonismo e apreciação cultural.
Segundo Oriêta Feijó, presidente do ICED, a descentralização das apresentações é fundamental para alcançar públicos diversos e fomentar o interesse pela prática coral nas comunidades.
"A Música Coral é uma das formas mais democráticas de acesso à Cultura, pois integra, emociona e aproxima pessoas. Queremos que cada apresentação seja um convite para que mais pessoas descubram e vivam essa experiência", destacou Orieta Feijó.
Comandado pelo maestro e diretor do projeto, Max Carvalho, o concerto será uma verdadeira viagem na História da Música. “Vamos percorrer cinco séculos da Literatura Coral Universal. O Concerto iniciará com Obras do Renascimento e percorrerá diversos Estilos de Época, tais como Pré-Barroco, Barroco, Classicismo, Romantismo, até chegar à Música produzida nos séculos 20 e 21, através de Motetos, Madrigais, Coros de Ópera e de Cantata Sacra, além de Canções e Obras de compositores alagoanos e brasileiros.", revelou o maestro Max Carvalho.
Encanto Coral é um projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Fonte: Assessoria