“Cantus Legis”, coro do MPAL, faz apresentação no Mercado das Artes 31 e marca contagem regressiva para o Nordeste Cantat 2025

Quem passou pelo Mercado das Artes 31, no bairro de Jaraguá, no final da tarde desta quarta-feira (13), teve o privilégio de apreciar música ao vivo de excelente qualidade, durante uma apresentação do coro Cantus Legis, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A atividade marcou a contagem regressiva para o XXIII Nordeste Cantat, que será realizado em Maceió, no período de 11 a 13 de setembro, e também contou com a participação do coro do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Segundo o maestro do Cantus Legis, Werbeth Pimentel, a apresentação foi uma oportunidade para mostrar um coro que é iniciante, com poucas vozes, mas com grande potencial vocal. “Essa foi a nossa segunda apresentação pública e serviu de bagagem, de experiência pra gente, que está construindo nossa caminhada”, salientou.
A respeito do repertório escolhido, ele disse que a primeira música, chamada “Courana”, é de autoria de uma das fundadoras do curso de música do estado de Alagoas, a maestrina e professora Fátima de Brito. A outra canção se chama “Peça Felicidade, do Melin, que trata de um mundo melhor.
Subprocurador-geral administrativo institucional do MPAL e também integrante do coro, Walber Valente afirmou que essa apresentação pública representa crescimento do coro e crescimento pessoal de cada uma das vozes que o compõe. “Estamos programados para o dia 11 de setembro no Nordeste Cantat e teremos outras apresentações até o final do ano, o que nos desafia e nos leva a treinar e a nos dedicarmos”, acrescentou.
Os coros do MPAL e do TJ/AL foram escolhidos para essa apresentação no Mercado das Artes 31, que serve como um chamamento para o Nordeste Cantat, festival de canto coral de caráter técnico-musical não competitivo, sem fins lucrativos, e que este ano comemora sua 23ª edição. O evento vai reunir em Maceió grupos do Brasil e do exterior e tem como proposta divulgar, valorizar, incentivar e desenvolver o canto coral na Região Nordeste.
Nesta edição, o Nordeste Cantat, que é realizado pela Federação Alagoana de Coros (FAC), tem como tema uma homenagem à cantora e compositora Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025. As apresentações vão ocorrer no Centro de Inovação do Jaraguá e no Complexo do Teatro Deodoro.
Cantus Legis
O Coro Cantus Legis é o primeiro do Ministério Público de Alagoas e foi oficialmente criado no final de 2024, após aprovação do procurador-geral de Justiça Lean Araújo. Sua primeira apresentação se deu no dia 12 de dezembro em homenagem ao MP brasileiro, que faz aniversário no dia 14 do mesmo mês.
Em seu histórico, ele guarda gravações especiais no Natal, no período carnavalesco e no Dia das Mães, que foram compartilhadas nas redes sociais da instituição. Mas, em breve, estará com um espaço na home page do site oficial do MPAL para quem quiser conhecê-lo melhor.
O grupo é formado por membros e servidores, numa demonstração de integração e respeito, onde todos se veem como colegas e nele têm o mesmo objetivo: cantar a vida e levar mensagens que penetrem no coração das pessoas.
O nome do coro foi sugestão do promotor de Justiça Max Martins, acatada por unanimidade, que significa “o Canto das Leis”, fazendo jus à atuação do Ministério Público, que é promover justiça.
Ascom MPAL